Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Guerra de Números


Ex-vereadores Nikolas, Pegorini e Robson com o vereador Angelotti, na câmara, com legenda de que a oposição “tá unida”, mexeu com corações e mentes dos que não estavam na foto... (foto: divulgação)

Este socadinho escriba já avisou que a briga desenfreada por números e estatísticas na piramidal casa do povo peixeira pode levar edis ao ridículo. Não custa lembrar que em épocas não muito remotas teve assessor que deu pilha no seu vereador para falar sobre o programa espacial brasileiro na tribuna. Ganhou o apelido de “astronauta”, numa justa homenagem.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Obsessão

A obsessão pelos números nem sempre reflete a qualidade dos projetos e demais proposições dos vereadores. Um detalhe interessante é o projeto de Lei Ordinária 111/21 de autoria do vereador Osmar Teixeira (SDD). O projeto visa estimular a adoção de praças pela iniciativa privada.

Já é lei

O que o Osmar (ou seria a assessoria, afoita?) não observou éque em Itajaí já existe a Lei 2.571 de 1990, exatamente com o mesmo objetivo e, diga-se de passagem, muito mais completa que o projeto proposto pelo jovem edil.

Ajudai, pai Atanásio!

Vereadores e um catatau de assessores bem pagos, com salários rigorosamente em dia, para propor lei que já existe? Pode isso, pai Atanásio? Detalhe é que Osmar contabilizou o projeto em suas estatísticas.

No embalo

No embalo do vereador Osmar Teixeira, e apenas um dia depois, a vereadora acelerada Aline Aranha (DEM) protocolou outro projeto alterando e regulamentando a mesma lei de 1990 sobre adoção de praças. Aline foi mais precisa, procurando detalhar melhor a legislação já existente, mas cabe uma priguntinha né: se até hoje a lei  antiganão saiu do papel, será que agora vai sair?

Falta pouco

Falando em leis que não saem do papel, falta pouco para a população de Itajaí que utiliza o sistema público de saúde e precisa de exames de imagens chegar no postinho de saúde e marcar seus exames para no máximo 30 dias. Que sonho, hein? Mas tá na lei de vereador novo...

Dia 11

Isso porque no dia 11 de julho, como tem sido propagado aos quatro cantos pelo vereador Bruno da Saúde (MDB), entra em vigência lei que fixa o prazo máximo pro povão não mofar com a pomba na balaia, digo, nas filas.

Torcendo, juro!

A coluna já antecipou que esse sonho parece pegadinha do intrépido e rabugento pai Atanásio com vereador novato – e que a bendita lei aprovada é inconstitucional-, mas torce para estar errada e pro nosso SUS virar uma Unimed!

Pauta comum

O que liga os vereadores peixeiros, o radialista Osmar Teixeira (SD), Gabriel Zanon, o mais jovem (Podemos) e aquela deputada estadual, como é mesmo o nome dela? Ah, lembrei, Ana Campagnolo (PSL)... Todos visitaram a escola estadual Francisco de Paula Seara, no São Judas, em Itajaí. Osmar esteve lá; Ana também, e agora o Gabriel.

Não se coçam

A estrutura do educandário estadual já vem de tempo capenga, detonada, precisando de reparos urgentes da secretária estadual da Educação que dorme em berço esplêndido. Todos mostraram que o telhado caiu, que tem rachaduras, etc e etc.

Nadicadenada

E, virou palco, digo, pauta, para que políticos locais e estaduais falem sobre o problema, sem que se resolva a infraestrutura da escola, conhecida por muitos como Chiquinho. Triste. E evidente que não temos representatividade estadual.

Magoou, mas ficou...

Segundo os linguarudos de plantão, o ex-candidato a prefeito da Dubai brasileira, assessor especial da prefa de Itajaí, Auri Pavoni (PSDB), o melhor, melhor do mundo, choramingou há algum tempo pra uma pá de presenças na prefa de que não estava aguentando os xingamentos e pedidos pra que ele zarpasse. Falou até que ia embora. Mas não foi...

Cadê os outros?

A foto com a ex-oposição unida, sorrindo: ex-vereador atucanado Robison Coelho (PSDB por enquanto), futebolista Nikolas Reis (Podemos), entisicado Fernando Pegorini (PSL, por enquanto) e o vereador galego Rubens Angioletti (Podemos), em encontro da piramidal, durante a posse do Gabriel Zanon (Podemos), o mais jovem vereador, na semana que passou, deu o que falar.

Oposição rachada?

Tudo porque ao citar ‘oposição’, não teriam sido convidados o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, o pastor e ex-bonzinho Edson Lapa, a minha ex-musa BBB vereadora, Anna Carolina (PSDB), o Pingo d’ouro Otto da Farmácia (PRB) e o beato vereador Beto Cunha (PSDB). Todos ficaram de fora da foto e do dito encontro em que rolou papos e troca de ideias pro futuro...

Sem crise

Os linguarudos de plantão lascam que não há motivos para crise. Os meninos Rubens, Robison, Nikolas e Pegorini certamente sabem o que é melhor para as demais lideranças. “Papo e projetos em dia, conectados sempre pensando no melhor para Itajaí. O melhor para Itajaí, na cabeça deles, é só eles”, alfinetou um membro da oposição.

Assanhado

O vice-prefeito da Dubai brasileira, o homem sorriso, Carlos Humberto (PL), que anda assanhado em campanha pra deputado estadual, ou tá mal assessorado ou perdido...

Carência?

O sorridente Carlos Humberto tá imaginando que mandar “muito obrigado” pra quem não o parabenizou ou sabia que era seu aniversário na última segunda-feira (5), seja um baita marketing político eleitoral? Ou será alguma carência? Estranho...

Aleatório

Outro que também acordou, digo, lembrou deste socadinho escriba, foi o ex-vereador do PT que virou candidato a prefeito pelo PSC do outro lado da vala, em Navega City, Murilo Cordeiro.

Sei lá, entende?

Murilo mandou uma mensagem: “Boa tarde... Desejo uma terça-feira de muitas conquistas!!!”. Fiquei emocionado, afinal faz mais de um ano que o ex-candidato a prefeito do partido do peixinho, não manda um simples ‘Oi’. Mas vai que ele quer ser candidato a deputado e mandou por engano a mensagem, pensando em parabenizar e conquistar um eleitor?

Juízo

Apesar da legalidade de se fazer festas com até 100 pessoas na nossa região que se encontra em estado gravíssimo no risco à covid, acredito ser prudente que se abstenham desses encontros, até que o avanço das vacinas tenha imunizado uma gama maior de pessoas. Triste saber que abobrões da região promoveram festa de aniversário com aglomero.

TransElcio

Começou no dia de ontem, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, o asfaltamento da chamada TransLuzia. Os puxas do governo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB)  dizem que após ser besuntada com asfalto, vai se chamar TransElcio. Trata-se da avenida João Acácio Simas que está interditava pras obras.

Gororoba

Não passa um dia sem algum leitor da coluna questione sobre o retorno da Gororoba do JC que começou em 2007 e foi até 2019, perfazendo 13 edições ininterruptas. Festa linda e, infelizmente, brecada por essa maledita doença que ceifou mais de 500 mil vidas.

Retorno

Respondo que o evento vai retornar. Conduto, logicamente, quando a vacina for uma realidade pra maior parte da população e houver permissão das autoridades. Até porque a Gororoba, desde o seu início, tem como objetivo ser um encontro político e unir pessoas de diferentes pensamentos.

Responsabilidade

O mais importante é  preservar vidas, respeitar os protocolos sanitários, como distanciamento, uso de máscaras e álcool gel. É preciso dar exemplo e continuar preservando vidas, evitando aglomeros. E exemplo maior tem que ser dado por aqueles  que têm mandato.  Foram escolhidos pela votação na urna eletrônica (que é segura, sim, senhor!), ou que foram nomeados e  estão no mando de campo. Além disso, muitas pessoas que participam dessas festas  levam a doença pra casa, pra parentes e amigos.

Crise

Pai Atanásio teve uma crise de pianço (quase que o véio se vai), ao ver uma postagem da secretária do Idoso, Juliethe Nitz, dando dicas para venda de imóveis. O véio questionou a legalidade. Diz  que, por muito menos, o MP já teria “orientado” a saída do secretário de Planejamento e dublê de reitor, Mohamed, por não poder ocupar função pública e privada em paralelo.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira



Blogs

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

Começou nesta terça-feira a greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina. A paralisação ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação