Colunas


Coluna do JC

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novo modelo


O presidente do PT da city peixeira, Gerd Klotz, visitou a choupana do JC (foto: divulgação)

O pleito de 2022 vai ser a primeira eleição para deputados estaduais e federais, desde a redemocratização, sem a possibilidade de coligação na proporcional. Isso significa que os diretórios estaduais devem fazer muita pressão nas lideranças locais para lançamento de candidaturas e formação de uma chapa proporcional competitiva.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

A Reboque

O itajaiense de meia idade só se lembra de ter o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e o ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (Progressistas) como deputados, e ainda na modalidade Trampolim. Faz tempo que ficamos a reboque da representação de um.

Longe

Deputado de Balneário Camboriú, na época do Dado Cherem (apesar do Dado ter sido atento às demandas de Itajaí) e do Leonel Pavan (PSDB) ou, pior ainda, de Bombinhas, com a hoje deputada bonitona Paulinha da Silva (...) ou de estrangeiros radicados aqui, com pouca identidade com os problemas locais, como os deputados do PSL, Onir Mocelin e Ana Campagnolo (a Ana tá no zero).=

Mais uma vez

Se cair na pressão dos partidos e lançar uma monteira de candidatos pra tudo que é lado, mais uma vez, a city peixeira, que se orgulha de dizer que é o segundo PIB do Estado de SC, vai ficar sem representação genuinamente itajaiense na leleia.

Ego?

A conta simplesmente não fecha. Será que é muito ego pra poucos votos? Se combinar direitinho, duvido que a city peixeira sozinha não consiga eleger dois estaduais e um federal. Com o fim das coligações proporcionais e a previsível pressão dos partidos pelo lançamento de candidatos, tá mais do que na hora das entidades de classe, que sempre cobram resultados do poder público, renasçam.

Mediar

Neste renascimento essas entidades podem fortalecer campanhas pelo voto em candidatos locais. OAB, CDL, ACII, Intersindical e tantas outras entidades com a força que têm, são legítimas até para mediar a escolha dos candidatos em prol dos interesses da cidade.

Podemos nacional

O superintendente da FME da Dubai Brasileira e um dos queridinhos do prefeito pop star, Fabrício Oliveira, assumiu a presidência do Podemos Jovem Nacional.  O convite surgiu por causa do reconhecimento dos trabalhos em prol da juventude na city. A nomeação mostra o crescimento do jovem na política e de Fabrício no cenário nacional, o tornando influente para as eleições de 2022.

Deu jeito

Mazinho Miranda, além de comandar o esporte de Balneário Camboriú, é árbitro profissional de futebol e também vice-presidente de Esportes do Colegiado da Amfri. O jovem, de apenas 27 anos, foi o quarto superintendente da FME e o único que deu jeito no esporte da city, arrumando as escolinhas e a manutenção nos espaços para prática esportiva da garotada.

Revoga-tudo

Na sessão da piramidal casa do povo peixeira, na última terça-feira, os vereadores presentes aprovaram uma lei para revogar outra lei. A proposta é do vereador revoga-tudo, Adriano Klawa (PSL), e pretende revogar uma lei que obriga as fitas de vídeos pornôs a conterem aviso sobre Aids e uso de preservativo.

Busca de holofotes

O pacotão de projetos do revoga-tudo Adriano Klawa parece uma busca por holofotes e números. A briga por quem tem mais projetos e proposições nem sempre significa qualidade nos trabalhos dos edis. Já teve vereador em legislatura passada que embarcou na onda da assessoria e foi pra tribuna defender o programa espacial brasileiro. Acabou ganhando o apelido de astronauta.

Uma de mané...

O que acabou salvando a noite do seguidor da Ministra Damares foi o projeto de Resolução da Mesa Diretora que instituiu a possibilidade de participação popular nos projetos que tramitam na piramidal. Embora a resolução seja da Mesa, a ideia partiu do vereador Klawa através de um requerimento. Uma de mané, outra de Pelé.

Mal assessorado?

Se por um lado Klawa acerta em cheio, por outro viaja na maionese ao propor lei pra revogar outra lei que caiu em desuso. Oras, bolas, e ninguém fala nada? É pra isso que um edil custa mais de R$ 13 mil por mês ao povo? A democracia tem seus custos, como diria o outro...

Defesa Civil

A defesa Civil de Itajaí, sob o comando do Julcemar Ferreira, o Juça, trabalhou direto durante a chuvarada que atingiu a região. Além de socorrer pessoas, lonas foram disponibilizadas pra ajudar quem foi atingido pelo temporal. A previsão é de mais chuva. Espero que não aconteça e que Deus nos proteja.

Recorde

O vereador Kaká Fernandes (Podemos) é o recordista na casa do povo da Dubai, na soma das emendas conquistadas ao município, sendo seis emendas, quatro da Ana Campagnolo (PSL) e duas do deputado Federal, Daniel Freitas (PSL). Elas já estão garantidas no Orçamento Geral do Estado e da União, no ano de 2021. A soma total das emendas chega ao valor de R$ 2.184,386,00, ou seja, mais de dois milhões de reais.

Ajuda

O deputado Federal Daniel Freitas (PSL) estava em agenda oficial junto a comitiva do Presidente Bolsonaro e ao saber da situação das cidades em decorrência das fortes chuvas informou ao presidente e entrou em contato com a defesa Civil Nacional. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também foi mobilizado para ajudar Santa Catarina de imediato.

PT

O Gerd Klotz, que foi conduzido à presidência do partido dos Trabalhadores em Itajaí por decisão unânime dos membros do diretório e contando com o apoio de todas as tendências (blocos ideológicos internos do PT), visitou a choupana do socadinho escriba.

Solidário

Militante de longa data do partido e ex-candidato a vereador em 2016, Gerd também presidiu recentemente o CDHI-centro de direitos humanos de Itajaí, desenvolvendo atividade solidária junto aos migrantes haitianos da cidade e região.

Trajetória

O diretório do PT promoveu outras alterações. A vice-presidência ficou com Cleonice Comunello e as secretarias de Finanças e secretaria geral com Paulo Ladwig e Angela Barth, respectivamente. Segundo Gerd Klotz, o partido dos trabalhadores de Itajaí, nas próximas semanas,  fará seu planejamento para o segundo semestre e os primeiros meses do próximo ano.

Confiante

“Teremos uma grande tarefa ano que vem, que é ajudar a trazer Lula de volta à presidência da República e eleger um deputado estadual e um federal para representar a cidade e a região da foz do Itajaí”, afirma Klotz, todo confiante.

Nomes para disputa 

Neste sentido, Gerd, salienta que o partido tem vários nomes sendo sondados para disputar as vagas de deputado estadual e federal. Entre eles destaca o médico de família e pediatra Plinio Silveira;  a jornalista e professora Rubia Santos (candidata mais bem votada a vereadora);  Paulo Ladwig que é sindicalista representante dos comerciários.

Vechi

O professor João Vecchi, ex-vereador e ex-candidato a prefeito da city peixeira na última eleição, a professora Cleonice Comunello e a psicóloga Marcia Souza, candidata a vice-prefeita no pleito passado, também estão na lista.

Garante

“São todos nomes de homens e mulheres que representam importantes setores da comunidade, capazes de bem representar os trabalhadores e os setores produtivos defendendo o legado de compromissos sociais e políticos do partido dos trabalhadores”, garante Klotz.

Convite

O convite pra que a vereadora Inalda do Carmo assuma o comando do Democratas em Camboriú já vem de tempo, conversa do antigo presidente estadual da sigla, João Paulo Kleinubing, mas não se concretizou, ficou só no lero-lero. Agora, tem um convite pra conversar com o novo presidente da sigla no estado, prefeito da capital manezinha, Gean Loureiro, que é pré-candidato a governador.

2022

É saber se vai aceitar até porque os perdigueiros da coluna assopram que Inalda tinha engatado um namoro com o Podemos e o Republicanos poderá chamar pra uma dobradinha com o Altamir Montibeller Estadual e a Inalda Federal. Hummmm...


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO

Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 16/06/2021

Publicado 16/06/2021 20:58


Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯