Colunas


Coluna Adjori SC

Por Rede Catarinense de Notícias -

Com falta de doses, ritmo de vacinação diminui em SC


Foto: PMF/DIVULGAÇÃO

Estado havia aplicado 892 mil doses em abril, mas número caiu para 759 mil em maio. Expectativa de aceleração da entrega de doses pelo governo federal não se confirmou

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





O Estado de Santa Catarina aplicou menos vacinas contra a Covid-19 em maio na comparação com abril, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, foram 759,3 mil doses de imunizantes aplicadas durante o mês de maio, contra 892,8 mil aplicadas em abril. Entre os problemas estão a falta de doses e a dificuldade em encontrar os grupos prioritários.

A redução frustra a previsão de aumentar o ritmo de vacinação. Após janeiro (56 mil) e fevereiro (162 mil) com número muito pequeno de doses aplicadas, março (537 mil) e abril (892,8 mil) indicavam um aumento na velocidade de imunização no Estado, mas não foi o que aconteceu.

Havia a previsão do Ministério da Saúde de aumentar o volume de entregas de imunizantes a partir da produção dos laboratórios da Fiocruz e do Instituto Butantan, mas a falta de insumos vindos da China atrasaram a fabrica- ção dos lotes. A expectativa promoveu o adiantamento da aplicação de doses da Coronavac e resultou no atraso da segunda aplica- ção para algumas pessoas, fora do prazo estipulado.

Santa Catarina até registrou leve alta no recebimento de novos lotes, mas não foi suficiente para acelerar a cobertura vacinal. Em maio, foram enviadas ao Estado pouco mais de 1,17 milhão de doses de vacina, principalmente da AstraZeneca. Em abril, o montante recebido havia sido de 1,03 milhão.

Apesar disso, o Estado autorizou a imunização de professores e outros grupos. "Ao mesmo tempo que entendemos a necessidade da vacinação dos trabalhadores da educação, consideramos o fato de ainda não termos uma perspectiva de chegada de novas doses em quantidade suficiente para cobrir os grupos de vacinação", afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário. Ele alerta para a necessidade de aplicação tem paralelo da vacina contra a gripe (Influenza).

Planejamento estratégico

A diretoria da Associa- ção dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/ SC) reuniu-se de maneira híbrida - presencial e por videoconferência - na última segunda-feira (31) para definir o planejamento estratégico da entidade até 2025. Durante um dia de trabalho, associados e funcionários da Adjori/ SC discutiram os planos e prioridades para o futuro da Associação, que completa 40 anos de história em outubro. "Nós estamos pensando a Adjori/ SC alguns anos à frente, estabelecendo os eixos principais de atuação, e colocando metas e objetivos a fim de potencializar ainda mais o trabalho já realizado, sem prejudicar as ideias das próximas diretorias que comandarão a entidade", disse o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps. Entre os focos, estarão a inclusão tecnológica, a defesa da liberdade de expressão e de opinião, a integração, a presença no interior, e a promoção de conteúdo.

ENCOLHEU

A pesquisa PNAD trimestral do IBGE mostrou que a taxa de participação de pessoas acima de 14 anos na força de trabalho em Santa Catarina caiu de 63,5% para 59,3% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. Esse é o menor valor desde o início da série histórica, em 2012. Isso significa que, desde que a pandemia chegou ao Estado, menos catarinenses estão trabalhando ou procurando trabalho. O número total de pessoas na força de trabalho caiu de 3,8 milhões de pessoas para 3,66 milhões em 12 meses, redução de 148 mil, segundo o órgão. Agora, são 2,5 milhões fora da força de trabalho.

Prorrogação

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) publicou um ato para prorrogar os efeitos da Medida Provisória 236, que institui subsídio para opera- ções de crédito a micro e pequenas empresas. A ação foi necessária porque o Parlamento não apreciou a matéria no prazo previsto pelo regimento interno, de 45 dias. O atraso na aprovação do texto é apontado como um dos reflexos da crise política produzida pelo processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés.

Semana da indústria I

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) concluiu na última sexta-feira (28) uma série de eventos em comemoração à Semana da Indústria e ao aniversário de 71 anos de fundação da entidade. Entre 25 e 28 de maio a Fiesc reuniu empresários, políticos e especialistas para discutir cenários e perspectivas do setor industrial e econômico para Santa Catarina e para o país. O tema mobilidade teve um destaque especial na programação, assim como propostas legislativas.

Semana da indústria II

A Federação deu bastante espaço para discutir a necessidade de reformas estruturantes ao Estado brasileiro. A principal delas é a reforma tributária que, segundo especialistas convidados, precisa ocorrer de forma ampla e abrangente, com união de impostos federais, estaduais, e municipais. A medida é polêmica, mas está caminhando no Congresso Nacional. Outra prioridade é a reforma administrativa, que mexe nas carreiras do serviço público e já está com tramitação avançada em Brasília.

Sicoob lança promoção 'Sicoobcard Mozão Premiado'

O Sicoob lançou a campanha nacional 'Sicoobcard Mozão Premiado' em comemoração ao Dia dos Namorados. A cada R$ 50 em compras no cartão de crédito, o participante pode ganhar um número da sorte para concorrer a 12 prêmios de 1 milhão de pontos no shopping virtual Coopera. Os pontos podem ser trocados por produtos como TVs, móveis e smartphones, crédito na fatura, e até aporte na previdência ou conta capital do cooperado. Para participar é preciso realizar cadastro no portal sicoob.com. br/MozaoPremiado. A promoção é válida entre 1º e 30 de junho.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO

Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 16/06/2021

Publicado 16/06/2021 20:58


Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯