Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Movimento


Deputado Naatz na Festa do Divino Espírito Santo de Penha. Manifestação de fé e da cultura popular que remonta quase dois séculos (foto: divulgação)

A imagem mais emblemática dos últimos tempos foi a foto do Ricardo Stuckert que mostra os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntinhos. Eles bateram um rango e conversaram sobre o Brasil, democracia e o descaso do governo federal com relação à pandemia. O encontro foi no último dia 12 de maio.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Não é união

A imagem que tanto incomodou partidários dos dois partidos (PT e PSDB), entre outras siglas e provocou comentários de Jair Bolsonaro (sem partido), não representa a união das siglas. Não quer dizer que caminharão juntos na eleição de 2022. 

Votará

PT e PSDB não vão estar juntos na eleição presidencial do ano que vem - ao menos não no primeiro turno. O ex-presidente tucano Fernando Henrique declarou, contudo, que os tucanos terão um candidato a presidente, e que num eventual segundo turno, FHC vai votar no opositor de Bolsonaro.

Caminho

A foto deixa como mensagem que a solução para o Brasil é o diálogo. É necessário ter um espaço pra que tanto a esquerda, como o centro e a direita se reúnam para o bem do Brasil. Muito diferente do que o que preceitua o presidente Bolsonaro, com um país dividido, negacionista, violento e cheio de ódio.

Relembrar

No começo dos anos 80, quando a ditadura dava seus estertores, todos queriam que tivesse fim aquele período violento da nossa história. Não tinha partidários ou ideologias que sustentassem algo favorável à ditadura. Formou-se um movimento de todos contra o absolutismo, uma frente que batalhou pela democracia, pelas eleições diretas.

Fim

A malfadada ditadura só se findou porque o Brasil estava quebrado e endividado. Os 25 anos  de comando violento dos militares deixou o país na bancarrota. A coisa só mudou, e tem que se dar a mão  à palmatória, no governo FHC, com o plano Real.

Se repetição

Hoje  o clima é por um movimento que lembra e muito o da década de 80. União pelo fim do obscurantismo. Para que não tenhamos daqui oito anos o cenário do que a ditadura levou 25 anos pra fazer. Seria catastrófico um segundo mandato Jair Bolsonaro.

Entrega

Mesmo grande parte de quem deu apoio ao golpe para derrubar a Dilma, já percebeu que a entrega foi bem diferente da promessa inicial. Passar o poder do país à direita extremista, trouxe problemas econômicos, sociais, políticos...

Brasil 35

O ex-tucano da Dubai brasileira, Marcos Roberto Rodrigues Saraiva, assumiu o comando do Brasil 35, antigo partido da Mulher. O Brasil 35 pode ser a sigla em que o presidente Jair Bolsonaro, que está sem partido, pode se filiar pra tentar à reeleição em 2022.

10

Saraiva, todo bobo, conta que em apenas um mês de trabalho o Brasil 35 já está em atividade em 10 municípios da Santa & Bela e Frienta Catarina: Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Criciúma, São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Blumenau, São José e Florianópolis.

Briga de foice

Lógico que ainda não é certo que o presidente Bolsonaro entre na sigla para o pleito do ano que vem. Tem o PRTB que também almeja a sua filiação. O PSC, que sonha há muito tempo, e o Progressistas, antigo PP, onde Bolsonaro já esteve por um longo tempo, quando era deputado federal.

Corrupto

Tem um infame que vai pras redes sociais, usando outras pessoas pra atacar determinada figura. Chama de corrupto, etc. Contudo, o infame é corrupto, foi processado e expulso por descaminho. E fica acusando os outros de corrupção? Phode?

Clima quente

O pau tá roncando entre o chefe da divisão de Aquicultura e pesca do ministério da Agricultura na Santa & Bela Catarina, Zé Henrique, e o prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (DEM), de Bombinhas. Zé Henrique chegou a gravar um vídeo detonando o alcaide que, segundo o chefão da pesca, usa seu nome pra lhe difamar. Zé disse que o prefeito mente em uma série de situações.

Machista

Ele diz que lamenta o prefeito ter mandado a vereadora Isabela Camile, a Isa bela (PSDB), lavar uma louça. Diz que espera que ele não faça isso com a sua patroa, a deputada estadual Paulinha da Silva (PDT, por enquanto...).

Homenagem

Por fim, o chefão da pesca, Zé Henrique, sem medo de ser feliz, mostrou uma homenagem que lhe foi concedida pela deputada da leleia, Paulinha, e disse para o prefeito Paulinho perguntar o porquê de ter sido laureado. Eitcha!   

Brigaçada

A chegada do ex-coordenador Ewerson Luis Gama como titular ou suplente na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) incomodou muita gente. Um dos chateados, segundo os linguarudos de plantão, seria o atual coordenador da Codetran, Robison Coelho. É que Gama deixou saudades no cargo por ser extremamente trabalhador. Daí...

Ficou puto

Segundo os linguarudos, (arreda raça de infelizes!), o todo poderoso Wilson Rebello pai ficou puto dos cornos, pois queria que a vaga fosse para o seu pupilo, Marcelo Furtado, diretor de patrimônio na Saúde, mas lotado na defesa Civil. Rebelão e Rebelinho chegaram a vir pra cima pra impedir, mas, não conseguiram. Qui coisa, meu povo!

Deola

Continua complicada a ‘nomeação’ de uma liderança pra comandar a base governista do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), na piramidal casa do povo. O nome da vereadora de primeiro mandato, Hilda Deola (PDT), tem sido ventilado.

Nelinho

Quem seria nomeado pra fazer o meio de campo entre as excelências excelentíssimas do legislativo e executivo seria o ex-vereador, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, que já ocupou trocentos cargos públicos e tem cancha.

Não

O problema é que uma reunião palaciana na semana passada teria vetado o nome de Nelinho pra fazer a necessária e importante interlocução entre nossos amados heróis da casa do povo peixeira.

Consultado

Nelinho pode ter 500 defeitos, mas sempre foi do diálogo. Algo importantíssimo pra qualquer governo. E nos bastidores, segundo as fontes do pançudinho escriba, uma pá de vereadores bate um fio para o Nelinho pra se aconselhar e tirar dúvidas. Daí que é um nome interessante... 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura

JotaCê

Ideli falando m… sobre BC

JotaCê

Mistério na disputa da eleição em BC

JotaCê

Marisa foi a Brasília ver Lula



Blogs

Blog do JC

Crea-SC presta homenagem aos profissionais e empresas com a Medalha do Mérito Catarinense

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

A bordo do esporte

Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

Blog da Ale Francoise

Lanchinho do bem!

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO



Podcast

Mais chuva é prevista para a região

Publicado 15/04/2024 19:45


Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação