Colunas


Coluna do Frei Betto

Por Coluna do Frei Betto -

Sansão merece figurar na Bíblia!


A história de Sansão, escrita seis séculos antes de Cristo e descrita no “Livro dos Juízes” em apenas quatro capítulos (13-16), mereceu diversos filmes, entre eles o épico “Sansão e Dalila”, de 1949, dirigido por Cecil B. DeMille e estrelado por Hedy Lamarr e Victor Mature.

Sansão nada tinha de santo: mulherengo, se casou com uma mulher filisteia, inimiga de seu povo; matou 30 homens para pagar uma aposta, e mais mil filisteus; amarrou o rabo de 300 raposas, em duplas, entubou tochas de fogo no ânus de cada uma, e soltou-as para incendiarem campos de trigo, oliveiras e vinhas; e arrancou as portas de Gaza que, de largura, tinham 28 metros!

Ah, é bom lembrar: por 20 anos foi juiz em Israel! Um juiz fracassado, oriundo da mais insignificante das 12 tribos de Israel, a de Dã! Aliás, o último juiz de Israel. Não há dúvida de que os autores bíblicos fizeram duras críticas a Sansão por serem partidários da monarquia. Chega de juízes sem juízo! Queremos um rei!

Na literatura quase tudo é plágio. Difícil é descobrir a fonte original. Ora, Sansão é a versão hebraica de Hércules que, por sua vez, é a versão grega do etrusco Hercle. Hércules, ainda criança, matou duas cobras com as mãos. Sansão, um leão. O profeta previu que Hércules livraria o mundo de monstros e gigantes. O anjo anunciou à mãe de Sansão que ele haveria de livrar Israel do domínio filisteu. Hércules e Sansão tinham força descomunal. Em Sansão, essa força provinha dos cabelos. Quando Dalila cortou-os, ele virou um homem normal.

Tudo a ver com os nossos super-heróis – Super-Homem, Mulher Maravilha, Homem-Aranha, Batman... Todos têm seu calcanhar de Aquiles. A pedra de kryptonita, faz Super-Homem passar a ser um simples mortal chamado Clark Kent. Adeus às maravilhas daquela mulher superpoderosa se ela perde os braceletes.

Esses super-heróis são todos versões pagãs de narrativas religiosas. O Super-Homem, como Jesus, enviado à Terra por seu pai para proteger a humanidade, é um ser extraterrestre com forma humana e destinado a combater o mal e promover o bem. Esses super-heróis simbolizam o projeto imperial dos Estados Unidos: os fracos devem se sujeitar aos mais fortes. Só eles podem derrotar nossos inimigos e assegurar a paz...

Mas voltemos ao nosso Sansão. Lembram que Sara, no “Gênesis”, é estéril e, graças à intervenção divina, deu à luz Isaac? O mesmo ocorreu com a mãe de Sansão, cujo nome o machismo dos autores bíblicos omitiram. “Um anjo do Senhor” apareceu a ela e anunciou-lhe: “Conceberás e terás um filho” que virá “salvar Israel”. E algo parecido ocorreu com Maria: embora virgem, tornou-se mãe de Deus!

Sansão se envolveu com várias mulheres filisteias. Como um juiz hebreu ousou se enamorar de quem pertencia a um povo inimigo? Ora, o que os autores bíblicos quiseram ressaltar é que não convinha se meter com mulheres estrangeiras. Sobretudo porque os filisteus tudo fizeram para derrotar Sansão. Tentaram toda sorte de artimanhas, e só conseguiram pela sedução feminina... Sansão tanto amou Dalila que acabou por revelar a ela o segredo de sua poderosa força!

Submetido aos filisteus após ter o seu cabelo cortado e, portanto, perder sua possante energia, Sansão, preso, teve os olhos vazados e o obrigaram a mover moinhos, tarefa então exclusivamente reservada às mulheres. Haja humilhação!

Debilitado, fraco e cego, Sansão foi levado à festa, em Gaza, de veneração ao deus Dagom, dos filisteus. Ali se encontravam todos os príncipes filisteus e mais três mil homens e mulheres. Os guardas não atinaram que os cabelos do bobo da corte voltaram a crescer. Sansão rogou ao Senhor, pediu que lhe concedesse força pela última vez, abraçou as duas colunas principais do palácio e exclamou: “Morra eu com os filisteus.” Tudo veio abaixo, todos pereceram esmagados.

Sansão agiu como, hoje, um homem-bomba, um terrorista. Javé permitiu que Sansão se suicidasse! E não é o único caso na Bíblia. Saul, o primeiro rei de Israel, também se matou com a própria espada para não cair em mãos dos filisteus (l Samuel 31,4). Ora, por que judeus e cristãos, por séculos, abominaram os suicidas, se o próprio Deus induziu Sansão e Saul a se demitirem da vida?

Para mais detalhes sobre a singular história de Sansão recomendo o livro “Sansão na ótica da literatura”, de André Casagrande (São Paulo, Reflexão, 2021).


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna do Frei Betto

Feliz Ano Novo

Coluna do Frei Betto

Frei Cláudio Von Balen

Coluna do Frei Betto

Império do medo

Coluna do Frei Betto

Adeus às cartas

Coluna do Frei Betto

Rituais para a felicidade

Coluna do Frei Betto

Feijão, fuzil e Araçatuba

Coluna do Frei Betto

Roberto Romano (1946-2021)

Coluna do Frei Betto

Democracia cultural

Coluna do Frei Betto

Cadê a cultura política?

Coluna do Frei Betto

O banqueiro e o sem-terra

Coluna do Frei Betto

Todos às ruas

Coluna do Frei Betto

Tem futuro esse futuro?

Coluna do Frei Betto

Resta-me humanidade?

Coluna do Frei Betto

Pandemia da fome

Coluna do Frei Betto

Demônios fogem do inferno

Coluna do Frei Betto

Pátrias armadas

Coluna do Frei Betto

A reeleição de Bolsonaro

Coluna do Frei Betto

Meu lado mulher

Coluna do Frei Betto

Quem manda no Brasil

Coluna do Frei Betto

Guardar silêncio



Blogs

Blog do JC

Baixinho rebaixado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação