Colunas


Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Frevo eleitoral


Duas preocupações rondam a vida dos líderes do PSB, em especial o governador Paulo Câmara (PE) e o prefeito do Recife, João Campos, Estado onde o partido concentra seu comando nacional. Câmara precisa vencer a epidemia, se quiser chances para o Senado. E Campos, que saltou de deputado federal para alcaide, já sonha com o governo, e tem pouco tempo para mostrar serviço para não perder o timing com o avanço do MDB, ainda forte no Estado. Nas duas alternativas, o PSB só poderá dar pitacos este ano, porque em 2022, a maior parte do ano as gestões ficarão com o PCdoB, de Luciana Santos (vice de Câmara), e o PDT, de Isabella de Roldão (vice de Campos).

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





$hopping

Um balanço da ABRASCE, dos shoppings do Brasil, de ontem: há, hoje, 337 unidades fechadas no país, e 264 shoppings abertos, com restrições.

Correios

Um envelope com documento de Porto Seguro para Brasília, enviado dia 12 de março, chegou dia 5 de abril; 23 dias de transporte. O remetente pagou quase R$ 18.

Pós-surto

Depois da visita de prefeitos e vereadores que lotoram o Congresso Nacional em fevereiro e março, muitos deles assintomáticos e disseminando a contamianação na capital, a Câmara e Senado fecharam as portas em abril. Até parlamentares só entram em gabinetes com autorização prévia. 

 

Hierarquia

Tem acontecido nos batalhões de Sergipe. Os oficiais são vacinados com a vacina da AstraZeneca, de Oxford, e os cabos e praças com a chinesa Coronavac. Os enfermeiros cobram a patente de cada um.

Cofre aberto

O Ministério da Economia alerta a prefeitos que o eventual cadastro dos municípios no Serviço de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) não é um bloqueio imediato nem critério único para paralisar repasses federais. O deputado Vinícius Farah (MDB-RJ) pediu uma trégua para evitar bloqueios no fundo de participação.

Tá explicado

“Trata-se de serviço informatizado que tem por objetivo simplificar a verificação do atendimento dos requisitos fiscais para a transferência de recursos da União”. Segundo a nota, o CAUC “não é um cadastro de inadimplentes e sua consulta não é obrigatória”.

Lista vermelha

Em consulta à página da secretária do Tesouro Nacional no último dia de março, a Confederação Nacional dos Municípios constatou que “apenas 1607 municípios estavam regulares no CAUC, o que representa 28,86%” das cidades do país.

Fora do trilho

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, tem desafio enorme com as obras da ferrovia Ferrogrão após medida cautelar do STF ter suspendido o projeto diante da alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA). Foi feita por Medida Provisória no governo Dilma Rousseff – canetada de efeito imediato – e não por Projeto de Lei – com efeito após meses, se aprovado no Congresso.

Contorno arriscado

Agora, o ministro diz que pode construir a Ferrogrão (900 km do Centro-Oeste até o Pará) com “pequena” interceptação do Parque. Há estudo até para que os trilhos fiquem fora do Jamanxim, na faixa da BR-163. Mas o Caderno de Meio Ambiente do projeto feito pela ANTT, de abril de 2020, alerta que afastar a ferrovia do Parque, ou contornar a área ambiental, inviabiliza o projeto da Ferrogrão.

No papel

Em nota à coluna, o Ministério afirma que “entende, respeita e corrobora com o compromisso do STF com o meio ambiente”, e que a “pasta segue confiante de sua argumentação em favor da medida editada em Governo anterior e referendada pelo Congresso”. Garante que “todos os pontos serão apresentados em favor da viabilidade ambiental, econômica e jurídica da ferrovia”.

Cadeado no crédito

As linhas de crédito não chegam aos micro e pequenos empreendedores por controle de risco dos bancos. Essa é uma das reclamações do presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr, alertando a situação dos empresários de comércio e serviços. “De outro lado temos a demora para a edição da MP da redução de jornada e suspensão de contratos”.

ESPLANADEIRA

# White Martins vai investir, em 2021, R$ 77 milhões na logística de distribuição de gases na forma líquida. # Para ato da Rede Brasil do Pacto Global, Radix assina carta aberta comprometendo-se a reduzir emissões de gases de efeito estufa. # Live “Indústrias: como aumentar sua receita e ainda movimentar as vendas de seus revendedores”, da Energy Connect, acontece dia 21. # Bike Rio, sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici, completa 1 milhão de usuários cadastrados.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Esplanada

Exclusivo- O ‘terrível’ Mendonça

Coluna Esplanada

A inversão

Coluna Esplanada

DNA eleitoral

Coluna Esplanada

Faroeste pantaneiro

Coluna Esplanada

Balela eleitoral

Coluna Esplanada

O de sempre

Coluna Esplanada

Temer vem aí

Coluna Esplanada

Sujeira na praça

Coluna Esplanada

Piratas da pista

Coluna Esplanada

Celeiro eleitoral

Coluna Esplanada

Emergencial para patrão

Coluna Esplanada

Alô, alô PF

Coluna Esplanada

Foi para o VAR

Coluna Esplanada

Perigo nos detalhes

Coluna Esplanada

Cadê o Pezão?

Coluna Esplanada

Peso do coturno

Coluna Esplanada

Dose dupla

Coluna Esplanada

Foco nacional

Coluna Esplanada

Povo quer apostar

Coluna Esplanada

Tela fria



Blogs

A bordo do esporte

The Ocean Race anuncia nova iniciativa sobre a mudança climática

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'

TV DIARINHO

Confira os destaques desta quinta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 22/04/2021

Publicado 22/04/2021 22:04


Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯