Colunas


Coluna do JC

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Caminhando


Superintendente do Funservir, Dudu Mafra, visitou a choupana do JC

A coluna, no mês de julho de 2021, se eu estiver vivo até lá, irá completar 17 anos no nosso DIARINHO de todos os dias. Pontuando, opinando, comentando e noticiando fatos e bastidores da política e de seus atores. Doa a quem doer... Errando e acertando, sem contudo ser o dono da verdade.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Ataques

Ao longo desses anos, a coluna e seu articulista foram atacados de todas as formas por aqueles que não acreditam ou aceitam a liberdade de expressão e de imprensa. Os babacas que, se achando poderosos, detentores de algum cargo ou posição se sentiram contrariados pela opinião do articulista. Processos, intimidações, ameaças, xingamentos e represálias têm sido comuns.

Tempo

Muitos sem a maturidade, sem estofo e caráter para a vida pública. Gente que pessoaliza a opinião emitida por este socadinho escriba. Acreditaram em lampejos de pura insanidade de que este teria ou tem algo contra, de que o que explano é pessoal. Nunca... 

Perdidos

Quem conhece o humilde escritório deste, a choupana do JC, sabe que a porta desemboca na calçada e sempre esteve aberta pra quem quer que seja. Leitores, políticos amigos e, quem sabe inimigos,  passaram ao longo do tempo por aqui. Sentaram nos sofás da choupana e exprimiram suas opiniões, impressões no cara-a-cara.

Passaram

Muitos daqueles que se perderam ao serem guindados através da votação popular ou nomeados em cargos públicos que acreditaram que poderiam de uma forma ou de outra atentar contra a coluna e, este escriba, foram no final varridos pelo inclemente tempo. Não conseguiram mais se eleger ou perderam seus cargos. Esqueceram da humildade, de olhar no entorno e, principalmente, para baixo.

Inclemente

Costumo dizer que erro muito, constantemente, mas o fato de permanecer por quase duas décadas ocupando meu espaço, é por conta de mais acertar que errar. E ter a certeza de que quem me tutela é a minha consciência. A coluna, com certeza, vive das fontes, saudadas, protegidas sempre, e acima de tudo. Mesmo que custe e muito.

Eu passarinho...

O grande poeta Mário Quintana me inspira: “Eles passarão, e eu passarinho...” E minha consciência faz com que siga em frente, enquanto tiver espaço pra continuar a missão de disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno para o bem da coletividade.

Mafra

O superintendente do Funservir na Dubai brasileira, Eduardo Machado Mafra, o Dudu Mafra, visitou a choupana do socadinho escriba. Mafra foi o único nome do PL que foi convidado pelo prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), para ocupar o importante cargo. Mafra é farmacêutico, corretor de imóveis e foi candidato a vereador, logrando 708 votos, ficando na terceira suplência.

Cargos

Mafra ocupa cargos públicos na administração do atual alcaide, desde 2017, passando pela gestão da Dívida Ativa; diretor de Arrecadação e Tributos; diretor de Fiscalização de Obras e Posturas; diretor administrativo na secretaria de Educação. Foi de um cargo pra outro pela competência.

Projetos

Dudu contou ao escriba que pretende implementar projetos pra beneficiar servidores do Funservir que conta hoje com 7552 beneficiários e 246 credenciados e prestadores de serviço. Além de agradecer a oportunidade ao prefeito Fabrício, ele devotou que tem feito ótimas gestões por conta de servidores competentes e comprometidos com o serviço público e a cidade.

Encucado

O intrépido e destemido Pai Atanásio ficou encucado com a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Santa & Bela Catarina, ontem. O presidente esteve conhecendo o sistema de saúde de Chapecó, que chegou a entrar em colapso total durante o mês de fevereiro.

Modelo?

Acontece que o prefeito João Rodrigues (PSD) tem se vendido como o cara do tratamento precoce e supostas ações de combate à pandemia que tornariam Chapecó como uma espécie de “cidade modelo no país”.

Embaralha

Até aí tudo certo, se a visita de Bolsonaro não estivesse revestida de um sentido político. Pai Atanásio encasquetou que a visita do presidente em Chapecó embaralha o campo político novamente, que já vinha com cartas marcadas com o senador Jorginho Melo (PL), que surfava sozinho a onda do Bolsonaro.

Salvador

Acontece que, quando o Bolsonaro esteve no Oeste e de forma simbólica, coloca João Rodrigues como possível salvador da pátria, digo, embaralha a candidatura ao governo da Santa e Bela. Pai Atanásio coça o cocuruto e se pergunta como fica a relação do senador Jorginho que parece ter se afastado do presidente? Será que João Rodrigues vai mesmo firmar esse desafio?

Fora

Demonstra, também, que o governador afastado, o bombeiro Carlos Moisés (PSL), estaria fora do jogo, digo, temtativa de reeleição. Já a governadora interina Dainela Reinehr (sem partido) tem contra si o peso da máquina e do tempo.

Mandando

Daniela Barbetta se apresentou na secretaria da Fazenda, junto com sua assessora, mas ninguém ainda viu onde ela está desempenhando as suas funções. Há quem diga que escolheu outro setor pra trabalhar. Estaria na Habitação?

Mandando 2

A entrada ou retorno do PSC e PSB ao paço têm gerado desconforto e revolta em quem carregou o piano para o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) se reeleger. Pessoal tá vendo a entrada de gente desqualificada e que persegue as pessoas e parece que a manobra vai causar mais danos que bônus.

Retornou

A história do bendito restaurante popular que foi uma das bandeiras do ex-vereador e presidente do Solidariedade, o Osvaldo da Mancha Branca Mafra, de que fosse edificado na city peixeira, e proporcionasse às pessoas mais carentes a oportunidade de ter acesso a alimentos, voltou a ser tema entre os nossos heróis legislativos na piramidal.

Restaurante popular

O vereador Beto Cunha (PSDB) trouxe à tona o tema, comentando que em Florianópolis e Joinville, existem restaurantes que, subsidiados,  conseguem oferecer refeições aos mais carentes. O que beneficia as pessoas que estão nas ruas e que, infelizmente, com a pandemia estão muito mais vulneráveis. Beto quer saber se existe algum projeto neste sentido na city peixeira.

Cidade rica

Quem também abordou o tema foi o vereador Fábio Negão (PL) que disse que Itajaí é uma cidade rica. Fábio disse que com a mesma velocidade que se constrói um hospital com leitos, dá para construir um restaurante social.

Fome

“Porque se não morrer de covid, vai se morrer de fome”, mandou Fábio. Ele conta  que é procurado diariamente por pessoas pedindo sacolões, pedindo leite, muitos desempregados. O parlamentar liberal chegou a dizer que acredita que é possível construir um hospital em uma semana e  atender os munícipes de Itajaí. 

Não quiseram...

O radialista e vereador Osmar Teixeira (SD) lembrou  que Mafra foi quem trouxe a ideia do restaurante popular em 2010.  O ex-prefeito e ex-homem dos galináceos (PP) assinou convênio de mais de R$ 2 milhões. A empresa contratada não tocou o projeto e,  forças políticas de Itajaí convenceram (?) o prefeito de que a contrapartida de quase 300 mil não era interessante pra cidade. Que gente malvada...

Candidato?

O véio da Havan, em entrevista à Gazeta do Povo, declarou que ainda não sabe se vai apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à reeleição. Afirmou que é cedo. Deixou no ar a possibilidade de estar na política, com mais afinco, ou seja, possibilidade de uma candidatura em 2022. Hummm...

Terras dengo-dengo

Do outro lado da vala, em Navega-City, a casa do povo dengo-dengo prevê apenas seis sessões por mês. Ou seja, o mês, muitas vezes, vai embora e nossos heróis legislativos só no mês seguinte pra voltar ao batente das sessões. Será que não se tem necessidade e demandas em Navegantes? Vergonha...

Merecido

O vereador Cristiano dos Santos (PL) protocolou um projeto em homenagem ao coordenador da TV Câmara  de BC que faleceu recentemente vítima de covid-19. Sugeriu que o estúdio da emissora do legislativo da Dubai brasileira passe a se chamar “TV Câmara Adriano Maba”. Uma homenagem ao profissional que dedicou quase uma década na função.

Dormindo de toca

Há quem diga que os vereadores da situação da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, estão dormindo de toca. A oposição está deitando e rolando. E as excelências excelentíssimas da situação assistindo de boca aberta e de camarote, lascam perdigueiros da coluna

Sentava o pau

Inclusive, tem uns dizendo pelos corredores do poder que andam com saudades do vereador que não se reelegeu, o Ângelo Gervásio (MDB) que foi líder do governo e, que sentava- lhe o pau sem dó na oposição. Oh, dor!


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna do JC

Novos áudios

Coluna do JC

Caldeirão fervendo

Coluna do JC

Reencontro

Coluna do JC

Espaço democrático

Coluna do JC

Bomba

Coluna do JC

Univali Internacional

Coluna do JC

Repercutiu

Coluna do JC

Postura lamentável

Coluna do JC

Reunião quente

Coluna do JC

Codetran em chamas

Coluna do JC

História

Coluna do JC

Sem serviço?

Coluna do JC

O zero da BR-101

Coluna do JC

É cada uma

Coluna do JC

Acerto

Coluna do JC

Ministro da AGU no culto

Coluna do JC

Chefão da AGU aqui

Coluna do JC

Liba!

Coluna do JC

Duodécimo

Coluna do JC

Falatório



Blogs

A bordo do esporte

The Ocean Race anuncia nova iniciativa sobre a mudança climática

Blog da Jackie

Novidadeiras

Blog do JC

Aditivo

Blog da Ale Francoise

Fortificante Natural de Uva!

Blog Clique Diário

Primeira Foto do voo inaugural do helicóptero Ingenuity Mars da NASA

Blog Doutor Multas

CNH Bloqueada? Veja o que fazer para regularizar

Blog do Ton

Terrazza Praia Brava

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Volnei Morastoni

"Estamos vivendo a politização da covid”

Marcelo werner

"Quando o Estado publica um decreto às 11 horas da noite para que no dia seguinte seja cumprido, está faltando sintonia com a sociedade”

Marquinhos Kurtz

“[...} O meu posicionamento é contrário ao fechamento total. Eu acho que nós temos que trabalhar, nós temos que ter cuidado, e as coisas precisam funcionar”

Fabrício Oliveira

"Se nós tivéssemos leitos hospitalares nós não estaríamos discutindo lockdown'

TV DIARINHO

Confira os destaques desta quinta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 22/04/2021

Publicado 22/04/2021 22:04


Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯