Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Falatório


PL da Dubai brasileira acredita que depenou o Galo da Barra, mas o que aconteceu é que perdeu um vereador...

O clima pós-afastamento provisório do governador bombeiro Carlos Moisés (PSL) suscitou uma porrada de comentários nos bastidores políticos.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Boquinha

O primeiro dá conta que  grupos políticos vão fazer questão de correr para os braços da governadora interina, Daniela Reinehr, para manifestar apoio ou em busca de uma “boquinha” ou mesmo favor, ainda que momentâneo, até porque não sabe até quando a dama ficará no poder. O prazo máximo é de até 120 dias, prazo para julgamento final do impeachment.

Pandemia

O segundo comentário que surge é no sentido da expectativa da posição da vice, ora governadora, em torno das ações de combate ao famigerado covid-19 em SC, que passa seu pior momento da crise sanitária.

Fiel apoiadora

Até porque a vice, agora governadora interina, é tida como fiel apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, inclusive tendo deixado o PSL, assim como o presidente o fez em novembro do ano passado, em busca de outra agremiação que ainda não está definida.

Postou e apagou

Essa dúvida seria em torno de ações negacionistas já adotadas por Daniela, uma vez que ainda em outubro do ano passado, quando esteve um curto período como governadora, Daniela chegou a recomendar o uso de máscara em sua rede social, mas apagou a postagem quando sofreu pressão de apoiadores bolsonaristas.

Será?

Mas como o presidente Bolsonaro tem recuado nas suas posições negacionistas de olho na eleição do ano que vem, ela já se antecipou em declarações oficiais dizendo que pretende mesmo encarar de frente o combate à pandemia no estado. A conferir.

Explicações

Na sequência dos comentários de bastidores políticos pós-afastamento, há expectativa, também, para as explicações de alguns deputados da leleia que votaram pela salvação da pele do governador.

Cobranças

Principalmente, o caso do Marcos Vieira (PSDB) e Valdir Cobalchini (MDB),  que eram a favor no primeiro processo, mas mudaram de posição neste segundo momento. As cobranças já começaram pela internet. Só vou dizer uma coisa, duvido que o governador seja afastado de vez na leleia, daqui 120 dias corridos. Mas é esperar e conferir...

Comemorou

Por outro lado, quem comemorou com a boca nas zoreia, de tão faceiro, como diz o gaúcho, foi o deputado e relator da CPI dos Respiradores, que serviu de base para o segundo processo de impeachment e maioria dos votos dos desembargadores, Ivan Naatz (PL).

Punição

O entisicado Ivan Naatz, líder da bancada do PL, disse: “Os homens e mulheres da justiça catarinense fizeram bem seu papel”, mas observou, também, que ainda falta o fim do processo.

Bancada 

A bancada do Partido Liberal teve confirmação nesta segunda-feira sobre o reforço do deputado Sargento Lima, ex- PSL, que já vinha de bronca interna no então partido do governador e do presidente Bolsonaro, desde o ano passado, quando foi suspenso por infidelidade e insubordinação junto com outros da bancada na leleia, caso depois revertido na justiça.

Acordo

Agora, o polêmico sargento Lima conseguiu uma nova autorização judicial para desfilar-se do PSL - partido pelo qual se elegeu em 2018 – sem perda de mandato, via acordo interno. Com isso, deixa o PSL, mas sem olhar pra trás.

Convite

Lima aceitou o convite do senador Jorginho Mello, presidente estadual do PSL, e do líder da bancada, deputado Ivan Naatz, e assinou ficha, engrossando para cinco parlamentares o grupo na Alesc. Além de Lima e Naatz, fazem parte também os deputados Mauricio Eskudlark, Marcius Machado e Nilso Berlanda.

Passaralho

O prefeito presidente da Fecam, Clenilton Pereira, mandou mais técnicos embora ontem. Foram quatro profissionais, incluindo o ex-deputado estadual, Dionei Silva, que respondia pela coordenação geral. Nas demissões de fevereiro, Silva respondia pela diretoria geral da Federação, mas foi rebaixado para coordenador.

Sem economia

Este socadinho escriba, atento à essa triste novela da Fecam, apurou que com as seis demissões técnicas de fevereiro, a promessa de Clenilton era gerar economia, mas o que aconteceu foi totalmente o contrário.

Salários na lua

Clenilton demitiu funcionários CLT, mas recontratou outros através de Pessoa Jurídica, com salários muito mais altos do que os demitidos, gerando um custo bem maior. Manezinho do Estreito confidencia que a desculpinha de Clenilton foi pra “apaziguar a imprensa apenas”.

Vacinas

A determinação do conselheiro do TCE, Dado Cherem, para que a Fecam tenha cuidado com a empresa intermediária na compra da vacina Sputnik V, pois a empresa aplicava “golpes” no mercado. Credo!

Sumiu

Depois dessa, a vacina do presidente Putin tomou chá de sumiço nas falas dos nobres alcaides. Segundo interlocutor da coluna, Dado deu um banho de água fria na negociação da Fecam com a empresa da Bulgária.

Preferida

Há quem diga que a governadora em exercício, Daniela Reinehr, é preferida pelo prefeito pop star da Dubai Brasileira, Fabrício Oliveira (Podemos), na condução do Estado. FO e seus vereadores estavam em pé de guerra com o governador afastado, porém um língua aflorada da city lembra que em seu curto mandato em 2020, Dani pouco fez pela city. Os fabricistas agora esperam mais.

Repúdio

Alguns desses vereadores da Dubai Maravilha que estavam assinando uma moção de repúdio ao governador afastado Carlos Moisés num dos momentos mais críticos da pandemia.

Moção

Será que agora que a governadora galega Daniela  assume o governo da Santa & Sofrida Catarina, a partir desta terça-feira, as excelências excelentíssimas do legislativo balnear vão querer entregar a moção de repúdio para a nova governante?

Paga a conta

O povo que paga a conta de toda a classe política, independente da pandemia, está tendo que se virar. Quem pode ficar em home office bacana, quem não pode tem que se cuidar, com a empresa tendo a preocupação de distanciamento, uso de máscara e álcool gel. Na casa do povo da Dubai Maravilha, os vereadores nem tchum essa semana. Presente de Páscoa?

Vergonhoso

Nessa sagrada semana não vai ter sessões na casa do povo da Dubai brasileira. Simplesmente porque o regimento interno prevê oito sessões ao mês. Nem presencial e muito menos online. Sendo que sexta-feira é feriado. Vida buena.

Não precisa?

Quero ver se tem um vereador coco-roxo pra acabar com essa vergonheira. Tem que mudar o regimento pra que todas as semanas, tenham sessão. Ou não precisa? Ou será que não tem pautas importantes que necessitem a atuação do parlamentares? Que vergonha!

Transporte público

Quando se pensava que o assunto Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte público, na piramidal casa do povo, estava superado, agora quem entra em cena é a promotoria da moralidade de Itajaí.

Reavivado

O promotor Milani Maurilio Bento, provocado pelo relatório da CPI do Transporte da casa do povo peixeira, abriu novo inquérito civil para apurar supostas irregularidades no contrato do Transporte Público municipal... Eita!

Lá em riba

O manezinho da ilha da magia, Hélio Costa, é destaque de atuação e efetividade se comparado aos outros 32 deputados federais do seu partido, o Republicanos. Ele está na primeira colocação entre os deputados da sigla neste primeiro trimestre de 2021.

Primeiros

Hélio também figura no bloco dos primeiros do Congresso Nacional: 54ª posição do Ranking de Políticos que avalia os 593 deputados e senadores. A análise é do portal www.politicos.org.br e mostra ainda a performance nos estados. O deputado aparece em 6º lugar quando o assunto é Santa Catarina no Congresso.

Sem faltas

Hélio Costa se destaca pela presença permanente nas sessões (sem faltas), por uma economia de 75% da cota parlamentar, bem como no combate aos privilégios e à corrupção no poder público. De acordo com a análise, o deputado federal também não responde a processos na justiça, o que eleva o seu desempenho no ranking.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação