Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ela voltou!


{Charge: Pirão d’água}

A minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), começou o segundo mandato de vereadora na piramidal casa do povo da mesma forma que acabou o primeiro: buscando sempre lascar o pau no governo.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Quer saber

A galega colgate, que tem fama de berrona e reclamona, abriu 2021 pedindo a suspensão do reajuste do IPTU e querendo saber quem são os nomeados na autarquia de água & esgoto, o Semasa.

Pra torcida

Anna meio que joga pra torcida na questão do IPTU, pois isso nem é pauta de vereador, mas sim uma decisão do executivo. Além disso, a revisão da planta genérica era uma obrigação do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que poderia responder por improbidade administrativa caso não fizesse o procedimento.

Povão perderia

O reajuste anual do IPTU não pode ultrapassar 15% na city peixeira, pois existe um limitador. Já os descontos pra bons pagadores e pra quem quitar o tributo à vista, que são mais da metade dos contribuintes, podem chegar a 30%. 

 

Semasa

Anna deve ter lido a coluna deste socadinho escriba esta semana, que trouxe uma preocupação de servidores efetivos do Semasa sobre a competência dos comissionados, e questionou a qualificação profissional dos nomeados. Até aí tudo bem, uma boa iniciativa, pois se trata de dinheiro público.

Na câmara pode!

O problema é que a galega faz isso no executivo, mas não olha pro próprio umbigo no legislativo. Por que será que Anna faz vistas grossas às indicações na piramidal casa do povo? Nesse ponto a minha ex-musa brabona, berrona e bonitona nada diz.

Na mira

Por que não bota “na mira” quem não tem formação técnica e experiência pra assumir cargo? Dizem os bocudos que é por que lá tem indicação da própria galega que anda posando pras fotos com um sorriso colgate. Arreda, cambada!

Dedicação

O novo presidente da casa do povo da Dubai brasileira, Marcos Kurtz (Podemos), está surpreendendo. Marquinhos tem atendido prontamente todos que procuram o gabinete e não deixa ninguém esperando.

Surpreendendo

Sua assessoria está alinhada ao presidente e tem sido solicita em todos os gabinetes, até as excelências excelentíssimas que votaram contra na eleição da mesa diretora tem se surpreendido com a disposição e atenção que Kurtz vem dando.

Traído

O empresário Vendelino Raimondi, em contato com a coluna, diz que quem apoia a permanência do secretário de Agricultura e Expansão Urbana é fraco. E que o governo lhe traiu em 2016, depois da eleição, ao nomear o bagrão.

Movimento

Vendelino é o mentor do movimento emancipacionista que pretendia criar um novo município que abocanharia 70% da city peixeira. Fizeram, inclusive, um plebiscito entre os moradores que escolheram o nome de Verde Vale. Na verdade, o intuito maior foi chamar a atenção das otoridades pra aquela região.

Traiu

Vendelino caceteia ainda que, na eleição de 2016, conseguiu milhares de votos na zona rural que ajudaram a eleger o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). E, agora, com o secretário, entre outros, os votos minguaram pra menos de uma centena. Diz que o secretário traiu o prefeito.

Nada

Com relação ao nome do vereador reeleito da piramidal casa do povo peixeira, Vanderlei Dalmolin (MDB), que vem sendo citado pra ocupar a secretaria de Agricultura, Vendelino afirma que não tem nada contra. Hummmm...

Conectado

A mudança do comando do porto cinco estrelas da city peixeira, de Marcelo Salles para o Fábio da Veiga, tem sido positiva. Fábio tem conhecimento, trânsito, vida na cidade, ao contrário de Salles. Marcelo era técnico  mas parecia desconectado da cidade, distante...

 

Dulce e Murilo

A visceral Dulce Amaral (PL) vai ocupar o cargo de superintendente de Esportes e o Murilo Pereira (PL) vai ser secretário de Administração da prefa de Itajaí. Ambos ex-vereadores. O Zico Pedroni também  estará no governo.

ITBI

O vereador peixeiro Beto Cunha (PSDB) está propondo alterações no ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. O imposto é previsto na Constituição Federal e é cobrado sempre que há compra e venda de imóveis.

Parcelado

Atualmente o ITBI na city peixeira pode ser parcelado em até 12 meses, porém a transferência das matrículas dos imóveis só tem sido possível após a quitação total das parcelas. Essa regra tem impedido muitas pessoas que adquirem seus imóveis, através de financiamento bancário, a aderirem ao parcelamento do imposto, já que os bancos exigem a imediata matrícula dos imóveis.

Regra

Em um dos projetos, Beto propõe a ampliação do parcelamento em até 24 meses. No outro projeto a proposta é que a transferência dos imóveis nos cartórios seja possível após o pagamento da primeira parcela, permitindo assim que as aquisições através de financiamento bancário sejam incluídas na regra de parcelamento.

Fomentar

O emplumado Beto lembrou da sessão extraordinária na casa do povo da Dubai brasileira que diminuiu a alíquota do ITBI de 3 para 2%, justamente para fomentar o mercado imobiliário. Aqui na pequena pátria a alíquota já é de 2%. Aumentar o parcelamento pode ser um gás pra, também, fomentar o mercado imobiliário de Itajaí.

De pertinho

A presidente da casa do povo do outro lado da vala, Adriana Macarini (PL), acompanhada dos seus pares, Gabriel dos Santos (PSC), Lorival Kempner (PP), Lú Bittencourt (PL), Sol Dapper (DEM) e Toninho Uller (Patriota) participaram de duas reuniões com bagrões palacianos do governo do prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM).

Assistencia Social

No primeiro encontro nossas amadas excelências excelentíssimas de Navega-City bateram um papo com o secretário de Assistencia Social, Aldo Decker, onde conversaram sobre os desafios da pasta, a realidade encontrada pela nova gestão e a perspectiva deste sagrado ano de 2021.

Segurança

Já no segundo encontro os vereadores bateram um lero com o chefão da (In) Segurança Pública e Defesa Social, Joziel José Pereira. O papo versou sobre temas relacionados à segurança pública. Os dois encontros serviram para estreitar o relacionamento entre a câmara de vereadores e a prefa de Navegantes. Bacana!

Rosa florescendo

Márcio Rosa será o novo assessor de Finanças da prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Ele substitui Alexsander Silva Batista, servidor efetivo, que passa a ser o novo controlador Geral.

Candidato

Márcio Rosa foi o candidato adversário do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) naquela eleição. Nas eleições do ano passado, apareceu declarando voto ao atual prefeito. É um servidor efetivo muito respeitado, pois foi secretário de Administração de Camboriú.

Ninho pra emplumado

Em 2017, ao perder a eleição e até dezembro do ano passado, também foi secretário de Administração de Navegantes. Perdeu a eleição em Camboriú, sendo do PSDB e, como sói acontecer, foi acolhido pela administração do ex-prefeito cabeça lustrada Emilio Vieira que era PSDB também. Nos últimos tempos voltou às origens do PP.

Troca-troca

Nesse caso PSDB e PT, entre outros, se assemelham. Perdem a eleição em uma cidade e arrumam cargos em outro município, onde emplumados ou vermelhinhos, lograram se eleger. Aliás, não é apenas o PT e o PSDB, para falar a verdade. Isso sem falar no nepotismo cruzado, onde o sujeito emprega o parente de outro político de outra cidade e vice-versa. Bocudo, eu?

Lixo fedendo

Navegantes e Penha a coisa tá fedendo com relação a empresa que recolhe a lixarada das duas citys. Tudo porque a empresa atochou aumento na espinha dos moradores. Na city dengo-dengo foi suspenso, através de uma ação popular, proposta pelo vereadores.

Discutir

Na mariscolândia, governo e vereadores vão se reunir pra discutir. A agência reguladora Aris autorizou um aumento de 15%, mas o munícipio teria que chancelar, através de decreto, o que não aconteceu. Mesmo assim, a Recicle colocou o aumento nos carnês do povão. Os parlamentares de Penha devem entrar com uma ação popular, igualzinho aos pares de Navegantes.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação