Colunas


Artigos

Por Artigos -

Brava: Um olhar para o futuro


Por que um olhar para o Futuro? Porque é o momento de fazermos as escolhas que definirão o destino deste lugar tão especial.

 

Este conteúdo é exclusivo para usuários cadastrados.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Há muitos anos a cidade de Itajaí (SC) discute a ocupação da Praia Brava que, atualmente, é uma das áreas com maior potencial urbanístico do Litoral Norte catarinense. A temporada de verão nem chegou e, recentemente, a Praia voltou a ser manchete de notícias negativas, quando jovens ocuparam algumas ruas do bairro para realizar uma festa clandestina em meio a uma pandemia gravíssima. E paradoxalmente a festa é na rua não na praia...

Todos sabemos que, há anos, moradores, surfistas, turistas e outros frequentadores da Brava, convivem com a falta de segurança no bairro. Quem vive ali também reclama da algazarra e do som alto e fora de hora, do lixo deixado sobre a área de restinga. Questões ligadas à infraestrutura e zoneamento urbano também são pautas importantes e devem estar inclusas no processo de revisão do Plano Diretor do Município.

A Brava tem potencial para se tornar um dos melhores lugares do mundo para se viver. Está localizada numa região estratégica, possui natureza exuberante e vocação nata para o turismo e o entretenimento. Seus bares e restaurantes ja se destacam tornando sua vida noturna a mais vibrante da região. Seus empreendimentos já trazem características muito interessantes como inovação, design e sustentabilidade.

Aos poucos, o bairro vem deixando o isolamento para trás e se integrando às regiões vizinhas. Vias importantes foram pavimentadas, os acessos foram melhorados, uma passarela passou a interligar Brava Norte e Brava Sul. Estas obras  vêm ajudando a democratizar o espaço que, pela dificuldade de acesso, anos atrás era mais desfrutado por quem utilizasse um veículo automotor. É fácil perceber, atualmente, o aumento de pedestres e ciclistas de todas as idades que circulam e realizam atividades físicas e de lazer ao longo de toda a orla.

Com isso Praia Brava já se tornou uma alternativa a Balneário Camboriú. Até porque seus moradores e frequentadores querem um ocupação mais equilibrada e planejada. E temos a oportunidade de realizar exatamente isso. Projetos de qualidade mas que não alterem as características que nos fazem amar este local.

Regras de zoneamento urbano mais claras trarão maior segurança jurídica a novos investimentos que, por sua vez, fomentarão novos negócios e a criação de novos empregos na região. A movimentação econômica resultante deste processo adicionará aumento significativo na arrecadação municipal. Estes novos recursos podem ser investidos em outras pastas importantes de Itajaí, tais como saúde, educação, segurança, arte e cultura e até na própria infraestrutura das demais áreas da cidade.

Um exemplo de como essa evolução pode continuar foi acordo de cooperação, firmado entre a administração municipal e o Sinduscon, permitiu a elaboração de projetos executivos de urbanismo, pavimentação e drenagem pluvial de vias localizadas na Praia Brava. O projeto vai compor o “Programa Itajaí 2040: Moderna e Sustentável” e propõe alternativas viáveis e sustentáveis para o desenvolvimento do bairro.

É de ações como essas que carecemos. Parcerias público-privadas bem intencionadas e efetivas que tragam alternativas positivas à sociedade, são bem-vindas. É preciso reconhecer o potencial da Brava e enxergar o desenvolvimento do bairro como um aliado da natureza, que poderá proteger suas áreas verdes de ocupações irregulares, invasões em áreas de risco e de preservação - como já ocorre nas proximidades da Lagoa do Cassino. Somente uma ocupação legal e organizada vai trazer a vida que pode entregar a tranquilidade e a segurança que os moradores, comerciantes, frequentadores e turistas da Brava esperam e merecem. A oportunidade esta aí. O futuro da Brava em nossas mãos.

Celso Eduardo Rauen

Presidente da APROBRAVA


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Artigos

Começou um novo ano: 2021

Artigos

“Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião...” por Marisa Lajolo

Artigos

APM Terminals Itajaí não tem espaço para operar carga

Artigos

O fator Múcio

Artigos

“Na escola da Bibiana”

Artigos

“Quem é burro, vai pra Barra”

Artigos

Navegantes 58 anos: Beleza, tradição e desenvolvimento

Artigos

“Mais um para Brusque”

Artigos

Entre e Iguape e Cananéia   

Artigos

Já vi essa história em outra história

Artigos

Tudo sobre feminicídio

Artigos

Luteranos em Itajaí: 150 Anos – 1

Artigos

Dica da Semana: “O Cidadão Ilustre”

Artigos

As eleições municipais

Artigos

“Que Horas Ela Volta?”

Artigos

“Você não estava aqui”

Artigos

Triângulo redesenhado

Artigos

Lei da desburocratização deve ser respeitada

Artigos

Sintomas

Artigos

Teve dog colando grau em marketing junto com a dona



Blogs

Blog Clique Diário

Mais emoção e Menos técnica

Blog do JC

Sem infectologista

Blog Doutor Multas

Multa por excesso de velocidade: saiba como recorrer

A bordo do esporte

L’Etape Brasil Tour de France tem inscrições encerradas

Blog da Jackie

Surfland

Blog da Ale Francoise

De mãos dadas com você !!!



Entrevistão

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 1)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 1)

Itajaí

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Porto Belo



TV DIARINHO



Podcast

Papo do DIA

Publicado 22/01/2021 23:15


Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯