Colunas


Coluna Animal Humano

Por Coluna Animal Humano -

A ponte


A ligação entre duas partes separadas, a ponte é em si, a própria conexão, a oportunidade de unir desunidos, de ampliar os limites e chegar mais além. Comparo a ponte e seus significados e belezas ao ser humano, em sua busca por sentido, por missão. Defendo que todos somos pontes, que atravessamos barreiras, que recebemos inspirações do outro lado, que relacionamos pessoas. Uma obra da engenharia divina que se lança para encurtar distâncias e tempos, destinada a encontrar a plenitude do outro lado, quando bastar a caminhada.

Quando enxergamos o outro e suas necessidades, que vão muito além das que costumamos passar, a ponto de não entender como podem viver com tão pouco, no limite de suas forças, nos limites da cidade, temos a oportunidade de conectar vidas muito diferentes, ensejando afetar o outro com nosso afeto a fim de que a dignidade do outro, do próximo, alcançada com a nossa ajuda, seja para nós um bom motivo para se viver pleno. Assim vivem os projetos sociais, as organizações sem fins lucrativos, que buscam atenuar uma desumanidade que são as condições mais precárias e difíceis que vivem uma boa parte da população, à margem da economia e das oportunidades de vida. Vivem como pontes, dando a oportunidade de dois mundos diferentes conviverem e aprenderem entre si os valores da vida.

No movimento pela educação chamado Multi irão, chamamos a atenção para o voluntário, um dos lados da ponte. Entendemos que quando este voluntário doa um pouco do seu tempo e seus talentos, para ensinar uma criança ou jovem do outro lado da ponte bem distante da realidade social que os separam, ele se completa, encontra novos sentidos para a vida, sente-se em paz com sua própria consciência, como se sua natureza fosse a de amar, a de cuidar do outro, para além dos nossos amigos e filhos, indo até onde mais se precisa e resgatando, um por um. É para ele, o voluntário, uma terapia, e chamamos isso de volunterapia. O conceito de quem é o assistido e quem é o assistente, muda. Inverte. Somos, os voluntários, os assistidos, somos nós quem sentimos o benefício de sermos úteis para alguém, para além das nossas relações. E as crianças e jovens que agradecem o apoio, a aula dada, o curso concluído, a lição bem feita com nossa ajuda, são os que nos assistem, com o carinho. Especialmente quando acompanhado de resultados, um jovem encaminhado para o emprego, uma criança que consegue ler melhor pois ganhou um óculos adequado, outra criança que ganha bolsa numa escola particular pois tem desempenho muito acima de média, outra é uma geniazinha do desenho, outro da poesia, um do basquete, outro do tênis... quantos talentos existem no ser humano? São os tantos de talentos que podemos ajudar a desenvolver nas comunidades, como pontes, entre a vida difícil e a oportunidade de voar.

Então, imagina um coletivo de amigos, uma organização social, onde em cada dia num horário um voluntário pode dar assistência nas matemáticas, outro nas ciências, outro nas artes, esportes, e assim até que todos os talentos possam ser ofertados, complementando com recursos materiais, uma reforma para uma família, um quarto para uma jovem, cestas básicas nutricionais para todos, brinquedos educativos não somente no dia 12 de outubro, chocolates não somente na Páscoa, e atenção não somente no Natal. Mas todos os dias. Em cada nascer do sol, raiar de dia, fim de tarde, a oportunidade de amar pela educação sendo dada, cada um com sua cota de responsabilidade.

O 1º setor, o setor público, não pode ser responsabilizado por todos os males sociais, o chamado 2º setor as empresas também não. A atividade de servir como intermediário é do terceiro setor, a sociedade civil, ou seja, todos nós. Servir como pontes entre as demandas dos governos, que não conseguem atender e os programas de responsabilidade social das empresas, para que sejam unidos com inteligência em projetos sociais inovadores, que impactem a região, que tragam resultados, que transformem paisagens e escolas, que gerem renda e autonomia, que tragam benefícios, independente do governo ou da empresa, mas dependente da própria necessidade em mudar nossa realidade social mais vulnerável.

Estes são os passos futuros das organizações sociais, na visão do Instituto Multi irão, que busquem mais autonomia, mais parcerias, que tragam poesia para o ambiente difícil das comunidades ao mesmo tempo que transformem velhas esperanças em resultados mais práticos para todos. Porque a educação é para agora. E a ponte precisa ser construída já, pelo carente, para o carente, que somos todos nós.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Animal Humano

Parafraseando Clarice Lispector...

Coluna Animal Humano

Intolerância e radicalismo

Coluna Animal Humano

Cidade que te quero verde

Coluna Animal Humano

A cidade dentro de nós

Coluna Animal Humano

Volta às aulas presenciais

Coluna Animal Humano

A cúpula do clima e nós

Coluna Animal Humano

Lixo - um problema nosso

Coluna Animal Humano

Pra não dizer que não falei de flores - 2

Coluna Animal Humano

Cenários e pressupostos

Coluna Animal Humano

Qual será o novo futuro – a mudança!

Coluna Animal Humano

As Marias

Coluna Animal Humano

O teto de cada um

Coluna Animal Humano

Para onde vais... quo vadis...

Coluna Animal Humano

Empresário: vamos adiante!

Coluna Animal Humano

Qual a melhor hora para se doar...

Coluna Animal Humano

O ser solidário

Coluna Animal Humano

A constante mudança

Coluna Animal Humano

Dia mundial das crianças vítimas de agressão

Coluna Animal Humano

O que você já deixou de fazer por ser mulher?

Coluna Animal Humano

Amor de bicho



Blogs

Blog do JC

Baixinho rebaixado

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação