Colunas


Coluna Animal Humano

Por Coluna Animal Humano -

As Marias


Em 2015, o governo divulgou um estudo que mostrou que a cada sete minutos uma mulher é vítima de violência doméstica no Brasil e que mais de 70% da população feminina brasileira vai sofrer algum tipo de violência ao longo de sua vida. Uma perspectiva assombrosa para um mundo que se pretende civilizado. Um quarto das mulheres relata ter sido vítima de violência psicológica ou física. Este problema social, moral, é reconhecido pelo governo desde a década de 1940, mas foi só a partir de 1985 que ele começou a agir, com a criação da primeira unidade da Delegacia da Mulher no estado de São Paulo e, posteriormente, com a publicação da Lei Federal n.º 11.340, em 7 de agosto de 2006 (Lei de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher), conhecida como Lei Maria da Penha.

Nos últimos anos, pesquisas mostraram um panorama de violência que envergonha uma sociedade que busca encontrar o equilíbrio entre a economia, as pessoas e a natureza, apresentando números que mostram que o caminho para a mudança ainda é longo e tortuoso.

Um estudo de 2014, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrava que 75% dos entrevistados discordam que a violência é parte da natureza do homem. Mas o que assusta é saber que 58,5% dos entrevistados acreditam que, “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos casos de violação”. E mais de 65% dos entrevistados concordam “que as mulheres que usam roupas que mostram seus corpos merecem ser atacadas”.  A gente se pergunta: que mundo é esse?

Uma pesquisa do ministério da Justiça revela que 80% das vítimas de violência doméstica não quer que o agressor seja preso. As vítimas oferecem soluções alternativas, tais como tratamento psicológico (40%), grupos de discussão de agressores (30%) e a obrigatoriedade de prestação de serviços comunitários (10%),  o que demonstra que muitas mulheres encontram maneiras de contornar o drama familiar. Infelizmente, não há estatísticas sobre quantas conseguem, e quantas são atacadas novamente.

O Instituto DataSenado fez uma pesquisa em 2015,  e mostrou que cerca de 21% das vítimas de violência doméstica não procuram ajuda e os principais motivos relatados são a preocupação com as crianças (24%), o medo de vingança do agressor (21%), a crença de que o episódio seria o último (16%), a descrença nas conseqüências legais (10%) e vergonha (7%).

Mas temos que pensar que nos últimos anos, 536 mulheres foram vítimas de agressão física, por hora, no Brasil. Em cada hora, mais de 500 mulheres são agredidas! Dezesseis milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência e 59% afirmaram ter visto uma mulher ser agredida física ou verbalmente em 2018. Das que têm entre 16 a 24 anos, 66% sofreram algum tipo de assédio nos últimos 12 meses. Os dados são do estudo Visível e Invisível — A vitimização de mulheres no Brasil — 2ª Edição, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Datafolha. Estes dados mostram que a mulher brasileira vive sob risco constante de violência.

A violência é quase sempre acionada porque o indivíduo violento sofre de uma péssima visão de si mesmo, limitado que é, sobra-lhe a força física, pois não tem força moral ou psicológica para domar seus sentimentos e suas sensações e especialmente seus medos por se sentir inferior à força feminina que tudo pode, que tudo crê, que tudo espera e tudo suporta. Outros violentos são doentes sociais, casos patológicos de psicopatias que devem ser tratados antes que violentem a vida de alguém. São casos de polícia e justiça ou saúde e justiça, mas que não devem ser aceitos como normal nas estatísticas. O violento, por ser fraco de caráter, atribui culpa ao outro, à mulher, e isso infelizmente ainda faz parte das estatísticas que vimos acima, como se um jeito de vestir ou uma simples mensagem a um amigo pudessem ser motivos justificáveis da vergonhosa violência daquele que deveria ser um companheiro, e não um algoz.

E não há motivo algum no mundo que justifique uma violência de qualquer natureza.

As famílias possuem maneiras civilizadas de resolver diferenças, se tiverem a maturidade de usar o diálogo, se este não resolver um casal pode encaminhar um divórcio consensual de uma maneira que não prejudique ninguém e chame a cada um sua respectiva responsabilidade. E se não houver acordo, a legislação prevê que cada um possa buscar seus direitos, mas nunca, nada, justifica a violência, nem a agressão verbal, psicológica, e muito menos a física.

As mulheres. São tantas as Marias que representam as demais mulheres. Todas que vivenciam esta situação impensável num mundo onde a grande maioria das pessoas são religiosas, mais de 90% dos brasileiros se declaram religiosos com maioria absoluta de cristãos, ou entre aqueles que dizem buscar o bem das outras quando são perguntadas diretamente.

Marias, este nome representa tanto. Maria, a da Penha, representa uma vitória da evolução sobre o instinto, colocando no palco  mulheres corajosas que antes eram esquecidas. Sua história é um marco a partir do qual as relações deverão mudar gradativamente na medida em que o conhecimento sobre o outro é ampliado nas cabeças limitadas dos que violentam e que o apelo da lei pode forçá-los à mudança de comportamento, controlando sua agressividade mais por medo das punições legais do que por consciência, até que um dia, depois da educação dos tempos, a consciência seja tal que uma lei destas não precise mais ser acionada, quando soubermos amar decentemente, sem possessões, como se um fosse do outro patrimônio ou posse.

Maria, a santíssima representa o amor, o afeto, o acolhimento, numa sociedade tão carente destes sentimentos mais puros que elevariam nossa sociedade para um novo patamar de convivência. A Maria, a da cidade de Magdala, ou Madalena como é conhecida, representa a todos nós pela sua transformação, pelo alcance da sua mudança, sendo ela, a maior história de alguém que mudou tudo ao encontrar uma maneira de vivenciar o amor pelas pessoas como aprendido com o Cristo. Esse amor que não tem duas faces, não viola, não agride, não impõe. Apenas sente, perdoa, e segue em frente.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Animal Humano

Parafraseando Clarice Lispector...

Coluna Animal Humano

Intolerância e radicalismo

Coluna Animal Humano

Cidade que te quero verde

Coluna Animal Humano

A cidade dentro de nós

Coluna Animal Humano

Volta às aulas presenciais

Coluna Animal Humano

A cúpula do clima e nós

Coluna Animal Humano

Lixo - um problema nosso

Coluna Animal Humano

Pra não dizer que não falei de flores - 2

Coluna Animal Humano

A ponte

Coluna Animal Humano

Cenários e pressupostos

Coluna Animal Humano

Qual será o novo futuro – a mudança!

Coluna Animal Humano

O teto de cada um

Coluna Animal Humano

Para onde vais... quo vadis...

Coluna Animal Humano

Empresário: vamos adiante!

Coluna Animal Humano

Qual a melhor hora para se doar...

Coluna Animal Humano

O ser solidário

Coluna Animal Humano

A constante mudança

Coluna Animal Humano

Dia mundial das crianças vítimas de agressão

Coluna Animal Humano

O que você já deixou de fazer por ser mulher?

Coluna Animal Humano

Amor de bicho



Blogs

Blog do JC

Crea-SC presta homenagem aos profissionais e empresas com a Medalha do Mérito Catarinense

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

A bordo do esporte

Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

Blog da Ale Francoise

Lanchinho do bem!

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO



Podcast

Mais chuva é prevista para a região

Publicado 15/04/2024 19:45


Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação