Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Resumo das palestras do Simpósio de Segurança do Navegador Amador


Publicado 16/10/2021 21:48

Mais um dia de muito aprendizado e troca de experiências no XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista.

Um dos maiores encontros sobre o segmento no País reservou o sábado (16) para palestras com especialistas em navegação.

Autoridades da Marinha do Brasil, velejadores e instrutores exploraram diversos temas como Tribunal Marítimo e expedições, como a do paulista Beto Pandiani. As palestras foram abertas pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Diretor Geral de Navegação e logo seguida foi feita a abertura oficial pelo Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa.

Na véspera, os participantes fizeram as atividades práticas no chamado Dia de Mar. O Simpósio de Segurança do Navegador Amador é realizado pelo YCI, em parceria com Marinha do Brasil e Soamar-SP, além do apoio da Prefeitura de Ilhabela e a organização da Full Time Eventos e Turismo.

''Temos a honra de receber nada mais nada menos que seis Almirantes, cada um com uma apresentação dedicada com a sua área de especialização e certamente já contribuíram e vão contribuir para a melhor formação de nossos capitães, mestres e arrais que amanhã se submeterão às provas, como eu costumo a dizer, a cereja do bolo desse simpósio", comentou o Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa.

"O participante pode vir aqui, aprender e sair com a sua carteira de habilitação em mãos, tudo muito rápido, ele presta sua prova aqui, no mesmo dia fica sabendo o resultado e já sai com a carteira em mãos''.

Abrindo mais uma palestra o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos falou seguido pelo Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira - Diretor de Portos e Costas, que palestrou sobre "A Importância do Simpósio".

"Os conhecimentos que foram adquiridos aqui contribuem muito para que as pessoas saiam melhor preparadas para se fazerem ao mar. O importante é que segurança é uma cultura e a cultura a gente constrói no dia-a-dia'", contou o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira.

"Parabéns à organização do evento, nós da diretoria estamos muito satisfeitos com a parceria. As vidas que serão salvas serão o nossos principais ativos!''

Márcio Dottori, engenheiro naval, fundador do Minuto Náutico, fez uma palestra voltada para os métodos de preparação para travessias, seja em regatas ou lazer. O objetivo da atividade foi, segundo o especialista, transmitir as experiências dele para que outras pessoas não precisem trilhar o mesmo caminho difícil que passou.

''O que pode e o que não pode fazer, o que deve e o que não deve fazer. Esse é o nosso objetivo, auxiliar novos navegadores sobre o conhecimento e a segurança", comentou Márcio Dottori.

O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Presidente do Tribunal Marítimo, também foi um dos palestrantes, assim como a Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes, Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas, que palestrou sobre os Aspectos Práticos da Normam 03.

O também instrutor do Dia de Mar, Marco Ferrari, falou sobre "Sobrevivência no Mar" em uma palestra cheia de demonstrações e participação do público presente.

O Primeiro Tenente Kenzo Kikuchi falou sobre a Autoridade Marítima e a Segurança do Tráfego Aquaviário.

Presenças de Autoridades 

O evento contou com a presença de autoridades do mundo náutico, incluindo da CBVela, a Confederação Brasileira de Vela, representado pelo seu Presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro. O líder da CBVela chegou ao País na semana após visita técnica à sede da vela em Marselha, onde serão realizadas as regatas de Paris 2024.

Marco Aurélio reforçou que o Brasil é o país do mar e a ideia é atrair cada vez mais pessoas para navegar ou fazer atividades na nossa costa. ''Para que elas venham é preciso ter segurança, então simpósios desse tipo são fundamentais para criar uma massa crítica que vai levar para todos os praticantes uma mensagem de que o mar é seguro. A gente que às vezes adota condutas inseguras. Então o ideal é aprender a curtir essa força da natureza fantástica que é o mar, de uma maneira responsável''.

!Parabéns ao Yacht Club de Ilhabela por ter feito essa iniciativa, à Marinha do Brasil, que dispensa comentários pela parceria, pela guarda das nossas costas, por tentar sempre manter o ambiente agradável para que nós possamos praticar nossos esportes, velejar e andar de barco. E a todos os participantes, porque está todo mundo se dedicando a ser profissional e fazer um esporte náutico mais saudável", concluiu Marco Aurélio.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, também fez parte do dia de palestras e falou da importância do município em receber mais um evento voltado ao mundo náutico. Logo depois Mário Simonsen, Presidente Soamar-SP, fez suas considerações.

Para fechar o dia, o velejador Beto Pandiani fez a palestra sobre "Uma experiência coletiva". O escritor é um dos velejadores brasileiros mais reconhecidos mundialmente.

No "Dia de Mar" realizado nesta sexta-feira (15), os participantes puderam aprender e trocar experiências com instrutores e representantes da Marinha do Brasil, que conduziram as ações de dentro das quatro embarcações disponibilizadas para a ação.

No domingo (17/10), acontecerão as provas para Arrais, Mestre e Capitão. É pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação de Capitão devem possuir a licença de Mestre Amador.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

16/10 - SIMPÓSIO
- Palavra da Marinha do Brasil Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar - Diretor Geral de Navegação.
- Abertura Oficial Alex Costa - Comodoro do Yacht Club de Ilhabela
- Fala Prefeito de Ilhabela - Toninho Colucci.
- Mario Simonsen - Presidente Soamar-SP
- Almir Garnier Santos - Comandante da Marinha Almirante de Esquadra
-A Importância do Simpósio Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira - Diretor de Portos e Costas.
- Coffee break
-Navegando com Segurança / Preparação Travessias Marcio Dottori - Engenheiro naval, fundador do Minuto Náutico
- Tribunal Marítimo e a Segurança da Navegação Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho - Presidente do Tribunal Marítimo.
- Aspectos Práticos da Normam 03 -Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes - Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas.
- Almoço
- Sobrevivência no Mar Marco Ferrari
- Primeiro Tenente Kenzo Kikuchi
- Coffee break
-O sucesso é uma experiência coletiva Beto Pandiani - Velejador de renome mundial, Escritor e Palestrante
- Encerramento – Confraternização

17/10 - PROVAS
8h às 12h30 - Provas para Amadores

Confira a programação completa

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

----

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

A bordo do esporte

Training Camp de Desenvolvimento é concluído em Porto Alegre (RS)

A bordo do esporte

Vela olímpica: Brasileiros estreiam em última seletiva de Paris 2024

A bordo do esporte

Vôlei: Peña celebra conquista da Superliga pelo Gerdau Minas

A bordo do esporte

Vencedores em Misano compartilham visão sobre as etapas da Fórmula E

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

A bordo do esporte

Mais sobre o 13º Rally Náutico do YCI

A bordo do esporte

Biografia de Robert Scheidt vem aí

A bordo do esporte

ABVO explica mudança da Bico de Proa para RGS Cruiser

A bordo do esporte

Melhores do Ano de VA'A premiam atletas do YCB

A bordo do esporte

Fórmula e FIA lançam GEN3 Evo em Mônaco

A bordo do esporte

Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

A bordo do esporte

Arnold Sports Festival celebra parceria bem-sucedida com expositores e palestrantes

A bordo do esporte

Pesca & Companhia Trade Show mudará de local em 2025

A bordo do esporte

Félix da Costa é desclassificado e perde vitoria em Misano, na Itália

A bordo do esporte

Baixe o aviso de regata da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A bordo do esporte

Fórmula E: Português Felix da Costa vence primeira corrida do Circuito de Misano. Amanhã tem mais!

A bordo do esporte

Rookie Test da Fórmula E teve brasileiro

A bordo do esporte

Brasileiros projetam E-Prix de Misano da Fórmula E



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



TV DIARINHO


Quem passou pela praia de Cabeçudas, em Itajaí, no sábado, se deparou com um surfista diferente. Um ...





Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯





De tudo

Esporte e saúde

Cantinho Da Massagem

Diversos

Abiminvstig Detetives Particulares

Diversos

Vende-se Montain Bike

R$ 750,00

Negócios e oportunidades

Compro Ouro



Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos C/ Experiência Em Itajaí

Tenho vaga para

Gmr Contrata

Ofereço-me para trabalhar

Diarista

Tenho vaga para

Fetrammasc Contrata

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro Com Boas Referências



Imóveis

Comercial

Vendo Ponto De Barbearia

Casa

Alugo Sobrado

R$ 1.100,00

Apartamento

Vendo Apto Em Camboriú

R$ 400.000,00

Comercial

Alugo Salas + Apê Em Bc



Veículos

Motos

Biz 125

R$ 15.500,00

Motos

Shadow 750

R$ 42.000,00

Motos

Biz 125

R$ 15.900,00

Motos

Cb 250f Twister Abs

R$ 21.900,00

Motos

Cg 160 Start

R$ 15.900,00





MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação