Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Velejador Beto Pandiani destaca planejamento para travessias e regatas no Yacht Club de Ilhabela


Publicado 06/10/2021 08:13

O velejador Beto Pandiani será um dos destaques do XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, que será realizado de será realizado entre 15 e 17 de outubro, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo.

O evento terá uma série de atividades dentro e fora do mar, incluindo a palestra do navegador paulista. O simpósio é uma realização do Yacht Club de Ilhabela em parceria com a Marinha do Brasil, Soamar SP e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A produção e organização é feita pela Full Time Eventos e Turismo.

No currículo de Beto Pandiani, com mais de 20 anos de experiência a bordo, estão sete longas viagens em um barco sem cabine, o chamado catamarã. As expedições do navegador foram da Antártica a Groenlândia e do Pacífico ao Atlântico, sempre em uma embarcação aberta.

A próxima travessia de Beto Pandiani será em 2022 e terá o nome de Rota Polar. A viagem ao lado de Igor Bely começará no Alasca e percorrerá 3.000 mil milhas náuticas até a Groenlândia. Este caminho é conhecido por Passagem Noroeste e tem estado fechado pelo gelo nos últimos milênios.

Na palestra de Beto Pandini, marcada para o sábado, 16 de outubro, às 16h15, o velejador destacará o planejamento e todos os procedimentos de segurança para travessias como as dele ou menores, como regatas, charters ou passeios em mar aberto. ”Para essas viagens acontecerem com segurança, além do apoio que tivemos da Marinha do Brasil e de outras Marinhas, sempre fizemos um planejamento muito grande, um estudo dos lugares que a gente passou”, disse Beto Pandiani.

”Vou fazer uma apresentação sobre a viagem da Antártica e o meu próximo projeto do ano que vem, a Passagem Noroeste, onde o Igor e eu vamos viajar do Alasca à Groenlândia. Vamos fazer um filme sobre as mudanças climáticas!”.

“O sucesso é uma experiência coletiva” é o nome da palestra do escritor e navegador Beto Pandiani. Na viagem Rota Polar, Beto e Igor terão à disposição um multicascos de 24 pés de carbono (270 quilos).

A outra inovação a bordo é uma pequena cabine aberta no meio do barco que vai servir para descansar em segurança, pois esta região é cheia de ursos polares, e este será um dos desafios.

”Vale a pena ressaltar que viagem perigosa é aquela que a gente não sabe onde quer chegar e como vai chegar. E eu vou contar detalhadamente como foi o planejamento dessas viagens e como vamos fazer para garantir a segurança no próximo projeto em 2022”, finalizou o velejador.

Na Rota Polar, os velejadores terão a capacidade de transmissão de dados, ou seja, entrará ao vivo todos os dias para reportar as condições da viagem, e mostrar em imagens toda a região Ártica.

O Simpósio

As atividades começam na quinta-feira (14/10) com o credenciamento, que se estende a todos os demais dias de Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Na sexta-feira (15/10), as ações serão na água, no chamado Dia de Mar com manobras de atracação e desatracação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day” e demonstração de resgate de náufrago por aeronave.

No sábado (16/10) serão realizadas palestras com nomes de peso do mundo náutico e autoridades da Marinha do Brasil, com abertura oficial de Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Mario Simonsen Presidente da Soamar-SP, Wladmilson Borges de Aguiar – Almirante de Esquadra – Diretor Geral de Navegação e Alexandre Cursino de Oliveira – Vice-Almirante – Diretor de Portos e Costas.

No domingo (17/10) serão realizadas as provas. É pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação para Capitão é necessário ter a licença Mestre Amador. Não será realizada a averbação de MOTONAUTA nas carteiras emitidas no Simpósio.

As embarcações dos chamados Exercícios de Mar serão enviadas pela Marinha do Brasil.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

14/10 – CREDENCIAMENTO
14h às 18h – Credenciamento

15/10 – DIA DE MAR
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 9h30 – Instruções para o Dia de Mar
9h30 às 10h30 – Embarque nos meios
10h30 às 16h45 – Atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas
sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”, demonstração de resgate de náufrago por aeronave.
16h45 às 17h – Desembarque dos Meios

16/10 – SIMPÓSIO
8h às 09h – Credenciamento
9h às 09h15 – Abertura Oficial com Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela & Mario Simonsen – Presidente Soamar-SP
9h15 às 09h30 – Palavra da Marinha do Brasil com o Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar – Diretor Geral de Navegação, em nome do Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos – Comandante da Marinha do Brasil.
9h30 às 9h45 – A Importância do Simpósio com o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira – Diretor de Portos e Costas.
9h45 às 10h15 Coffee break
10h15 às 11h00 – Navegando com Segurança / Preparação Travessias com Marcio Dottori – Engenheiro naval, diretor técnico da Revista Náutica
11h às 11h30 – Tribunal Marítimo e a Segurança da Navegação com o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – Presidente do Tribunal Maritimo.
11h30 12h15 – Aspectos Práticos da Normam 03 com o Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes – Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas.
12h15 às 14h – Almoço
14h às 15h – Sobrevivência no Mar com Marco Ferrari
15h às 15h45 – A contribuição do RIPEAM para a Segurança do Navegador Amador com o Capitão de Mar e Guerra Sergio Henrique Magliari da Costa Moura
15h45 às 16h15 Coffee break
16h15 às 17h15 – O sucesso é uma experiência coletiva com Beto Pandiani – Velejador de renome mundial, Escritor e Palestrante
17h às 18h30 – Encerramento – Confraternização

17/10 – PROVAS
8h às 12h30 – Provas para Amadores

Confira a programação completa

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

A bordo do esporte

Training Camp de Desenvolvimento é concluído em Porto Alegre (RS)

A bordo do esporte

Vela olímpica: Brasileiros estreiam em última seletiva de Paris 2024

A bordo do esporte

Vôlei: Peña celebra conquista da Superliga pelo Gerdau Minas

A bordo do esporte

Vencedores em Misano compartilham visão sobre as etapas da Fórmula E

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

A bordo do esporte

CBVela investe na formação de treinadores de vela

A bordo do esporte

Mais sobre o 13º Rally Náutico do YCI

A bordo do esporte

Biografia de Robert Scheidt vem aí

A bordo do esporte

ABVO explica mudança da Bico de Proa para RGS Cruiser

A bordo do esporte

Melhores do Ano de VA'A premiam atletas do YCB

A bordo do esporte

Fórmula e FIA lançam GEN3 Evo em Mônaco

A bordo do esporte

Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

A bordo do esporte

Arnold Sports Festival celebra parceria bem-sucedida com expositores e palestrantes

A bordo do esporte

Pesca & Companhia Trade Show mudará de local em 2025

A bordo do esporte

Félix da Costa é desclassificado e perde vitoria em Misano, na Itália

A bordo do esporte

Baixe o aviso de regata da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A bordo do esporte

Fórmula E: Português Felix da Costa vence primeira corrida do Circuito de Misano. Amanhã tem mais!

A bordo do esporte

Rookie Test da Fórmula E teve brasileiro

A bordo do esporte

Brasileiros projetam E-Prix de Misano da Fórmula E



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



TV DIARINHO


No início do mês, o DIARINHO recebeu mais uma reclamação de usuário a respeito da travessia entre Itajaí ...



Podcasts

Professores em greve fazem manifestação em Itajaí

Publicado 23/04/2024 19:56




Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯





De tudo

Esporte e saúde

Cantinho Da Massagem

Diversos

Abiminvstig Detetives Particulares

Diversos

Vende-se Montain Bike

R$ 750,00

Negócios e oportunidades

Compro Ouro



Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Estagiário Corretoras / Construtoras

Ofereço-me para trabalhar

Vendedor Extreno De Móveis Planejados

Ofereço-me para trabalhar

Sil Faxinas

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos Ou Babá

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos C/ Experiência Em Itajaí



Imóveis

Comercial

Vendo Ponto De Barbearia

Casa

Alugo Sobrado

R$ 1.100,00

Apartamento

Vendo Apto Em Camboriú

R$ 400.000,00

Comercial

Alugo Salas + Apê Em Bc



Veículos

Motos

Biz 125

R$ 15.500,00

Motos

Shadow 750

R$ 42.000,00

Motos

Biz 125

R$ 15.900,00

Motos

Cg 160 Start

R$ 15.900,00

Motos

Cg 160 Fan

R$ 19.500,00





MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação