Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Sonhando com o pai Atanásio


Publicado 21/06/2021 14:43

Chegando à marca dos seis primeiros meses da nova composição da piramidal casa do povo peixeira, não é que apareceu em sonho (algumas vezes é pesadelo) o pai Atanásio, com suas clássicas e irônicas avaliações dos nossos amados edis em insight deste colunista? Pai Atanásio anda meio que reticente por conta da pandemia. Pra falar com o véio resmungão só em sonho mesmo.

Fim de uma era

Desde o começo da atual legislatura, flashes do pai Atanásio avisavam sobre o fim da era do Paulinho Amândio (PDT) como vereador. E não é que o danado tava certo?

Cabeça fresca

Além de não ter mais saco pra aparecer nas sessões (só remotamente e direto de sua casa de praia), o ex-mandachuva da piramidal, Paulinho Amândio, afirmou, durante os debates que discutiam sobre o fim do recesso de julho, que “trabalhar como vereador era pra quem tava com a cabeça fresca”. Ô coitado!

Saco cheio

Quando saiu o resultado da eleição, em um dos primeiros sonhos que o danado me apareceu, pai Atanásio cravou que a cultural Hilda Deola (PDT) chegaria ao fim do primeiro semestre na piramidal de saco cheio de tudo aquilo. Isso porque, segundo o analista político pai Atanásio, Hilda tem todo perfil de executar, realizar, sem muito saco pras frescuras regimentais e a tradicional babação de ovo.

Tás tolo?

Fui, então, todo inocente, questionar em meu sonho o rabugento pai Atanásio se Hilda comporia o governo. O veio mal educado, além de demorar quase seis meses pra responder, foi irônico: “Táx tolo táx, tu achas que ela vai deixar a cadeira pro Douglas assumir? Bebesse água de morto é nego?”, disparou sem dó. Oh, pesadelo!

Desconfortável

De fato, o ex-vereador barbudão Douglas Cristino (PDT) acabou tendo que ser abrigado em uma gerência no porto da city peixeira, já que Hilda recusou as intimações, ops convites, para voltar à Fundação Cultural. A cultural Hilda segue visivelmente desconfortável como excelência excelentíssima.

Mudam as moscas

“Entra vereador, sai vereador, mas não muda muita coisa não querido.” Lá por janeiro o veio já me atentava com essa frase e voltou a martelar com o dito em sonho. Agora acho que entendo o que ele quis dizer.

Lei pra revogar lei

Saiu o dublê de pastor Calinho Mecânico (PP/MDB), proponente da importante Lei do Dia do Vizinho e entrou o revoga-tudo que agora usa máscara, Adriano Klawa (PSL), fazendo lei pra revogar lei que está em desuso. Quanto que não custa toda essa estrutura hein?

Seis por meia dúzia

Ou quem sabe, o intrépido pai Atanásio também estivesse no sonho da noite mal dormida se referindo ao quase secretário de Agricultura, o homem que não gosta de capivara, Vanderley Dalmolin (MDB).

Ponteiros

Dalmolin continua falando pouco, contando muita piada quando abre a boca e, se fica bravo com o governo, constrange o Executivo com um pedido de vistas ou articula a reprovação de um requerimento de urgência, só pra rapaziada do governo chamar ele e ajustar uns ponteirinhos. Credo, qui, qui é ilso, pai Atanásio!

Meia dúzia por seis

Também coço o cocuruto e me prigunto se pai Atanásio não estaria mesmo é falando da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), que mesmo com uma legislatura e duas derrotas eleitorais de intervalo, voltou à casa do povo peixeira tão bocuda e si achona como sempre. A galega, pseudo-mentora intelectual da vitória da oposição na eleição da mesa diretora, tá se achando a dona da câmara.

Profecia

Pai Atanásio profetizou num pesadelo dia desses, que o pingo-de-ouro Otto da Farmácia (Republicanos) vai parar logo, logo nos braços da irmã Mércia Lemos, ali no hospital Marieta, pra colocar um stent no coração de tanto que a galega tem tirado sua paz. Oh, dor!

Chororó

Não posso dizer que o mexeriqueiro Atanásio não esteja certo. Pior que os linguarudos de plantão sopram que o farmacêutico tem chorado nos corredores da piramidal murmurando “que eu gostava tanto dela”, referindo-se à ex-BBB. Oh, vida! Ops, o sonho com pai Atanásio, não acabou. 

O colunista, de saco cheio de o pai Atanásio aparecer nos sonhos e falar da casa do povo peixeira, foi reclamar que preferia sonhar com uma bela praia paradisíaca e ele tasca: “se tu achas que tens pesadelo comigo, pior é o Volnei Morastoni (MDB) que vive acordado o martírio da união dos vereadores Marcelo Werner (PSC), Chris Stuart (PSC) e Mamão (PSB).”

Nada Republicano

Pai Atanásio, que não morre de amor por político nenhum, me garantiu que os três edis se uniram, sob as bênçãos de seus dois presidentes de partidos, para impor uma série de dificuldades ao barbudinho Volnei Morastoni, mas que tudo ficaria bem se pingassem as nomeações de seus chegados para carguinhos no governo. Pai Atanásio, de espírito presente nas reuniões com o prefeito, garante que os pedinchos do trio não são nada republicanos. Quem duvida?

Controle

“A conta foi simples, nêgo, os três vereadores, somados aos seis da oposição, fizeram a eleição da mesa diretora e ocuparam a maioria das vagas nas comissões. Marcelo Werner de presidente e Chris e Mamão nas duas principais comissões da casa mandam e desmandam nos trabalhos. Só não contavam que a espaçosa Anna Carolina (PSDB) ia querer mandar mais que eles”, ironizou pai Atanásio no final da análise.

Egos

O pai Atanásio, que também erra, é bom lembrar, chegou a prever uma briga de egos jornalísticos entre o galego Rubens Angioletti (Podemos) e o radialista Osmar Teixeira (Solidariedade), por terem perfis similares “do povo, para o povo e pelo povo”.

Tirou onda

Fui dar uma retrucada no pai Atanásio, pois até agora a convivência dos dois tem sido pacífica, o malcriado tirou onda: “Tu nascesse de cinco meses é quirido? Espera chegar a eleição pra deputado pra tu ver quem vai varrer mais rua, pregar mais ponte e fazer mais selfie e vídeo por aí...”. Então tá né, fica registrado o prognóstico.

Prazo de validade

Também falando do Osmar Teixeira (Solidariedade), pai Atanásio me alembrou que cargos no governo e discurso de independência, que vota conforme sua consciência, sem pressão e como o povo quer, nunca combinaram. Uma hora alguma coisa vai cair: o discurso bonito ou os cargos impiçados, sentenciou o véio Atanásio.

Discretos

Questionei Pai Atanásio sobre os vereadores Fábio Negão (PL) e Maurílio Moraes (PP), que muito pouco aparecem nos sonhos e prognósticos. Como não poderia ser diferente, resposta mal educada: “Não queres o Kimassa de volta né? Pelo menos os dois participam das discussões e apresentam projetos né, são discretos, mas estão ali se esforçando”. Pior que o danado tem razão. Kimassa não deixou saudades nenhuma e em quatro anos abriu a boca duas vezes, no máximo.

Cara-crachá

Falando em Kimassa, pai Atanásio me lembrou que desde a eleição da Célia (MDB) em 2016 já previa que a vereadora, filha do Elói, faria o serviço de cara-crachá do governo. Agora, na condição de suplente, não vai ser diferente. “Se não mijava fora do penico sendo titular do mandato, na condição de suplente tu achas que vai sair algum coelho desse mato?”, cravou.

Suplentes e suplentes

Mas pai Atanásio reconhece que “há suplentes e suplentes”, cada um tem uma personalidade. Quem não se lembra do Beto Cunha (PSDB), no mandato passado, que mesmo estando no lugar do Dedé da Murta, que se licenciou da piramidal para ser secretário de Obras, votou com a oposição na maioria das vezes, constrangendo o titular da cadeira.

Filme repetido

Pai Atanásio deu risada quando novamente Dedé da Murta (DEM) se licenciou da câmara e deixou a cadeira para uma suplente com personalidade forte. É filme repetido, zombou pai Atanásio, quando o Dedé (DEM) saiu da câmara e abriu vaga para acelerada e opiniosa Aline Aranha (DEM).

Final diferente?

O que Pai Atanásio não contava é que o filme repetido, até agora, parece ter final diferente. Isso porque a acelerada Aline tem se mostrado fiel ao governo nas votações. Amarelou na hora de votar na Emenda à LOM contra o Nepotismo (absteve-se, que chato) e chegou a tentar nomear o namorido como chefe de Gabinete. “Ah se a Aline soubesse que o Dedé não suporta a ideia de ser vereador e que o Beto ficou três anos e meio como queria na câmara. A Aline pode mais!”, concluiu Pai Atanásio.

Confidências

Mesmo lembrando que não morre de amor por político nenhum, pai Atanásio me fez uma confissão: “rapaz, tu acreditas que, às vezes, me dá umas saudades do Níkolas, do Robison e do Pegorini”. Questionado sobre o  sentimento, o véio respondeu na lata: “eles faziam confusão, mas com conteúdo, não era na base dos berros”. Então tá...

Pesadelo

Se tem uma coisa que o pai Atanásio sempre fala nas suas aparições é que sonhar não custa nada. Acho até que o vereador Bruno da Saúde (MDB) também recebe Atanásio durante sua soneca da tarde, isso porque o edil conseguiu aprovar um projeto, pra lá de inconstitucional e altamente inexequível, fixando o prazo máximo de 30 dias para realização de exames de imagem na rede pública de saúde.

Não avisaram

Pior é que nem o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), nem o secretário de Saúde Emerson Duarte, avisaram ao Bruno que isso é uma sapequice do pai Atanásio com vereador de primeiro mandato.

Todo bobo

O edil Bruno tem divulgado, todo bobo, em suas redes que no começo de julho sua lei estará em vigência. A coluna torce pra estar errada e o governo respeitar a lei, mas que é difícil de acreditar é...

Também erra

O que nem todos sabem é que o bocudo do pai Atanásio também dá uma cabeçada na parede, erra. Isso porque lá no começo do ano ele sussurrou que o devoto Beto Cunha (PSDB) iria surpreender na titularidade do mandato.

Tava indo

Começaram as sessões e de fato Beto mostrou amadurecimento e uma forte liderança nas comissões relacionadas ao porto de Itajaí e a nova licitação de arrendamento do cais. O parlamentar deixou de ser monotemático com o discurso conservador da “família e abraçou outras causas. Ele tava indo bem pra caramba.

Roda Bixa

Mas foi só a turma provocar que o devoto Beto Cunha não aguentou e se lembrou das origens. Pai Atanásio errou, pois Beto, acompanhado do colega da bancada conservadora Adriano com máscara Klawa (PSL), rodou a baiana.

Quem nunca erra

A dupla despirocou contra o Roda Bixa, evento-live cultural, para maiores de idade e sobre o qual o próprio promotor da justiça da infância não viu problemas. Derrapadinha não prevista pelo pai Atanásio sobre o devoto Beto, mas quem nunca né? Ui, acordei!

Charge - Pirão D'água 

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


Um protesto nacional aconteceu nesta quinta-feira. Trabalhadores portuários cruzaram os braços por seis ...





Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯





De tudo

Diversos

Abiminvstig Detetives Particulares

Diversos

Vende-se Montain Bike

R$ 750,00

Negócios e oportunidades

Compro Ouro



Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro Com Boas Referências

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos C/ Curso

Ofereço-me para trabalhar

Casal Para Cuidar De Chácaras E Sítios

Ofereço-me para trabalhar

Empregada Doméstica Em Itajaí

Ofereço-me para trabalhar

Sil Faxinas



Imóveis

Apartamento

Vendo Apto Em Camboriú

R$ 400.000,00

Comercial

Alugo Salas + Apê Em Bc

Comercial

Alugo Sala

Sítio, Chácara ou Fazenda

Aluga-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 5.000,00

Comercial

Pechincha - Vendo



Veículos

Motos

Cg 160 Fan

R$ 19.500,00

Motos

Biz 125

R$ 18.900,00

Motos

Biz 125

R$ 18.500,00

Motos

Nxr160 Bros Esdd

R$ 22.500,00

Automóveis

Vendo Amarok

R$ 120.000,00





MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação